SóProvas


ID
226633
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação a estacas moldadas "in situ", existe um tipo de estaca cuja execução é muito simples, não requerendo aparelhagem especial além de um pilão. A sua confecção inicia-se pelos processos comuns de sondagem. Começa por enterrar no terreno um tubo de diâmetro igual ao da estaca. Atingida a profundidade prefixada, enche-se o tubo com cerca de 75 cm de concreto, que vai sendo apiloado à medida que se retira o tubo. Essa operação se repete até o concreto atingir a cota desejada. Esse tipo de estaca "in situ" é denominado estaca:

Alternativas
Comentários
  • a) franki integralmente armada, a estaca citada é composta apenas por concreto)

     

    b) simplex (muito parecido com a estaca strauss, porem "para impedir a entrada de terra no interior do tubo, emprega-se uma ponteira pré-moldada de concreto, perdida após a cravação. Alcançada a profundidade desejada, enche-se o molde com concreto plástico e, em seguida, retira-se o molde de uma só vez"   na norma não encontrei definição para esse tipo de fundação).

     

    c)strauss CORRETA "estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se o lançamento do concreto e retirada gradativa do revestimento com simultâneo apiloamento do concreto" NBR 6122

     

    d)diafragma (A parede diafragma é uma estrutura de concreto construída em trechos com largura de 2,50m ou 3,20m, chamadas lamelas, em trincheiras com espessuras variando de 30cm a 120cm. As lamelas são escavadas com ferramentas especiais chamadas clam-shells) <http://www.tecnogeo.com.br/parede-diafragma-estaca-barrete> também na há definição na norma técnica referente a fundações.

     

    e)tubada não existe??