SóProvas


ID
2266483
Banca
UFMT
Órgão
TJ-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Levando em conta o que dispõe o Código Civil em vigor sobre o instituto do domicílio, analise as assertivas.

I - Admite-se a pluralidade de domicílio se a pessoa natural tiver mais de uma residência, pois considerar-se-á domicílio seu qualquer delas.

II - Tem domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso, sendo que o domicílio necessário excluirá o domicílio voluntário.

III - O local onde a pessoa natural exerce sua profissão também é considerado domicílio civil.

IV - As pessoas jurídicas de direito privado têm por domicílio o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações, ou onde elegerem domicílio especial no seu estatuto ou atos constitutivos. Tendo a pessoa jurídica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles será considerado domicílio para os atos nele praticados.
Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Quem tem domicílio necessário para os fins dispostos na lei civil?

     

    https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1630166/quem-tem-domicilio-necessario-para-os-fins-dispostos-na-lei-civil-aurea-maria-ferraz-de-sousa

  • Letra C.

     

    I - Admite-se a pluralidade de domicílio se a pessoa natural tiver mais de uma residência, pois considerar-se-á domicílio seu qualquer delas. - Certo, art. 71.

    II - Tem domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso, sendo que o domicílio necessário excluirá o domicílio voluntário. - Não, os dois serão considerados domicílios dessa pessoa, art. 76.

    III - O local onde a pessoa natural exerce sua profissão também é considerado domicílio civil. - Certo, art. 72.

    IV - As pessoas jurídicas de direito privado têm por domicílio o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações, ou onde elegerem domicílio especial no seu estatuto ou atos constitutivos. Tendo a pessoa jurídica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles será considerado domicílio para os atos nele praticados. - Certo, art. 75.

  • Discordo do fato de o item I esteja correto! O código Civil fala em ALTERNADAMENTE VIVA! TÁ falando esse complemento, portanto, item errado..
  • Discordo que o item I esteja Correto. Nos termos do Art.71 não basta a pessoa natural " Ter as residencias", exige-se que se viva de maneira alternativa. O item não trouxe nem a literaldiade da lei muito menos essa informação. 

  • Faltou a palavra alternadamente na pergunta afirmativa I
  • A afirmativa I dá a entender que se eu tiver 2 residências, alugar uma e morar em outra, as 2 serão consideradas domicílio. Discordo do gabarito.
  • Quanto mimimi de quem era. Não adianta discordar e ficar chorando. Marca o que o examinador quer, que muitas vezes é a menos errada e deu.
  • Não basta ser residência para ser domicilio, precisa ainda do ânimo definitivo. Discordo da banca.

  • Seria interessante tirar esta questão aqui do QC, pois a assertiva I está errada e a banca considerou certa. Induz a futuros erros! Péssima questão.

  • Poderiam tentar aprender a fazer questões com o CESPE:

    Com base nas disposições do Código Civil, julgue o item seguinte:

    Se a pessoa natural tiver diversas residências onde viva alternadamente, qualquer uma delas é considerada seu domicílio.

    ( ) Certo

    ( ) Errado