D) - 6.4.2 Decisão por imposição pessoal (autoridade)
É a decisão por autoridade. Quem está dirigindo decide sozinho, usando do poder do cargo ou do poder de liderança autocrática. Fazendo-se a distinção entre decisão eficiente e decisão eficaz, pode-se afirmar que a decisão por autoridade pode ser uma decisão eficiente – a melhor decisão é tomada sem perda de tempo – desde que quem decide seja uma pessoa capaz e bem informada. Mas, na maioria das vezes, a decisão por autoridade não é a mais eficaz, isto é, não obtém os melhores resultados, porque não provoca a motivação dos membros do grupo que devem executar algo que não decidiram. Em algumas oportunidades, porém, a decisão isolada de quem dirige torna-se necessária, como, por exemplo, nos casos em que a decisão deve ser tomada com urgência.
6.4.3 Decisão por minoria
Neste tipo de decisão, apenas uma minoria dos participantes se manifesta. Faz-se a suposição de que quem cala consente. Na verdade, trata-se de uma manipulação do silêncio da maioria. Em grupo, em geral, não é verdade que quem cala consente e, sim, que se acomoda. Há vários métodos, na prática, de manipular a maioria, mais sutis ou menos sutis, como, por exemplo, colocar em posição incômoda os que não concordam – “Quem não estiver de acordo, levante-se”.
6.4.4 Decisão por votação (maioria)
Apresentadas as alternativas, faz-se a votação. Prevalece a posição da maioria. É um método de decisão tido como democrático e aparentemente como ideal. Na realidade, tem alguns inconvenientes. Parte de uma premissa falsa de que a opinião da maioria é a melhor. Tende a dividir o grupo entre vencedores e vencidos. Os últimos não se convencem e tenderão a ir à forra na próxima ocasião. Além disso, os elementos menos convictos e mais inseguros são levados a votar com a maioria apenas por influência. Esse método de decisão não amadurece o grupo. Pode ser, porém, indispensável, quando se trata de grupos muito grandes, em que é impossível estabelecer o consenso.
LIDERANÇA AUTOCRÁTICA:
A liderança autocrática é um estilo de liderança que se caracteriza, na generalidade, pelo controlo individual sobre todas as decisões e pelas poucas opiniões dos membros do grupo. Habitualmente, os líderes autocráticos fazem escolhas com base nas suas próprias ideias e julgamentos, e raramente aceitam conselhos dos seguidores. A liderança autocrática envolve controlo absoluto e autoritarismo sobre um grupo.
CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA AUTOCRÁTICA
Pouca, ou nenhuma, opinião dos membros do grupo
Os líderes é que tomam as decisões
Os líderes do grupo ditam todos os métodos e processos de trabalho
Raramente são confiadas decisões ou tarefas importantes aos membros do grupo
Os líderes mantém o controlo e responsabilidade dos projectos que lhes são atribuídos
BENEFÍCIOS DA LIDERANÇA AUTOCRÁTICA
Este tipo de liderança traz vários benefícios para o líder que a utiliza, nomeadamente:
Redução do stress porque o líder têm o controlo total
As decisões podem ser tomadas mais rapidamente (não existe necessidade de grandes consultas antes de avançar)
Os trabalhadores têm tendência a ser mais rápidos e mais produtivos (desde que o líder esteja presente).
Permite que os membros do grupo se tornem altamente qualificados a executar certas tarefas
Processos de trabalho mais simplificados (menos burocracia, menos pessoas envolvidas nas tomadas de decisão, identificação mais rápida das áreas pouco eficientes).
DESVANTAGENS DA LIDERANÇA AUTOCRÁTICA
Apesar de haver alturas em que este estilo de liderança é vantajoso, também existem muitos outros casos em que a liderança autocrática pode ser muito problemática e trazer desvantagens.
Quando o líder abusa deste tipo de liderança pode começar a ser visto, pelos trabalhadores, como sendo "mandão", controlador e ditador, conduzindo muitas vezes ao ressentimento entre os membros do grupo.
Os membros do grupo não gostam de não poderem contribuir com as suas ideias, o que pode levar a uma diminuição da motivação e moral
Pode haver falta de soluções criativas para os problemas que surgem (o que pode prejudicar o desempenho do grupo)
A longo-prazo aumenta o stress para o líder porque é ele que tem de aguentar todas as responsabilidades, durante o tempo todo.
Caso o líder se ausente, a produtividade da equipa vai diminuir pois os membros não sentem confiança suficiente para tomarem as suas próprias decisões.
GAB: LETRA D
https://www.portal-gestao.com/artigos/7377-lideran%C3%A7a-autocr%C3%A1tica-caracter%C3%ADsticas,-benef%C3%ADcios,-desvantagens.html
Comentário:
Pessoal, apesar de nunca ter ouvido falar em liderança tirânica ou demagógica, eu não descartaria essas opções logo de cara, porque na disciplina de Administração temos autores com as classificações mais diversas possíveis, então nada impede que a banca tenha utilizado as ideias de um autor mais desconhecido.
Mas, podemos usar dos nossos conhecimentos para ver se tem algum item diverso desses que já seja o correto. Analisando o item d), chegamos exatamente às ideias tratadas nos estilos de liderança. O líder autocrático é justamente aquele líder que concentra as decisões em si mesmo. Perceba que ser um líder autocrático não quer dizer que ele vá além dos seus poderes, abusando da sua autoridade (esse é o líder tirânico, como você deve ter desconfiado). Na verdade, ele usa exatamente da autoridade que possui para tomar as decisões.
Além disso, também quero chamar a sua atenção para o item c). Não é porque o líder democrático dá voz aos seus subordinados, incluindo-os nas decisões que ele deseja ser popular. Na verdade, se ele faz isso, é porque sabe que seus subordinados “dão conta do recado”. Então não tem nada a ver dizer que esse estilo de liderança é tomado na busca de popularidade (na verdade, essas características são do líder demagógico, como a palavra demagogia deve ter sugerido a você). O líder busca é qualidade de decisões, efetividade, isso sim.
Então, gabarito letra d).
Gabarito: D