-
A cultura organizacional representa as normas informais e não-escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direciona suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.
Livro Gestão de Pessoas - Idalberto Chiavenato - Pág. 174 - Cultura Organizacional
-
CULTURA ORGANIZACIONAL
Da mesma forma que todos nós temos uma personalidade, um modo razoavelmente
estável de agir perante a vida (Se dizemos que alguém é tenso, é inovador ou simpático,
estamos citando traços de personalidade), uma organização também sua “personalidade”.
Esta “personalidade organizacional” chamamos de cultura.
A cultura organizacional refere?se a significados compartilhados, que moldam a maneira
que seus membros se comportam dentro da organização. Em todas as organizações existem
valores, símbolos, rituais e práticas que foram se desenvolvendo com o tempo.
-
Segundo uma conhecida definição de Edgar Schein, cultura é:
“Um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna”.
-
Letra C.
-
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.
-
LETRA C CORRETA
Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.