SóProvas


ID
2267620
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Amontada - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito a aleitamento materno, assinale a opção que corresponde à correta orientação a ser dada à lactante.

Alternativas
Comentários
  • A composição do leite é diferente no início e no final da mamada. No início da mamada, contém mais constituintes hidrossolúveis como vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, enzimas e hormônios. No final da mamada, o leite é mais rico em gorduras e vitaminas lipossolúveis e, por isso, tem mais calorias. Assim sendo, é importante que o bebê mame completamente o primeiro peito antes de se lhe oferecer o segundo peito. Na mamada seguinte, deve-se oferecer a mama que ficou mais cheia. 

    OBS

    faltou falar q no inicio da mamada o leite oferece tbm anticorpos ...

  • Gabarito: Letra A

    Complementando...

     

    Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do sétimo ao décimo dia pós-parto.

    ==> O leite de mães de recém-nascidos prematuros é diferente do de mães de bebês a termo.

     A principal proteína do leite materno é a lactoalbumina e a do leite de vaca é a caseína, de difícil digestão para a espécie humana.

    A concentração de gordura no leite aumenta no decorrer de uma mamada. Assim,o leite do final da mamada (chamado leite posterior) é mais rico em energia (calorias) e sacia melhor a criança, daí a importância de a criança esvaziar bem a mama.

     

    O leite humano possui numerosos fatores imunológicos que protegem a criança contra infecções. A IgA secretória é o principal anticorpo, atuando contra microorganismo presentes nas superfícies mucosas.

    Os anticorpos IgA no leite humano são um reflexo dos antígenos entéricos e respiratórios da mãe, ou seja, ela produz anticorpos contra agentes infecciosos com os quais já teve contato, proporcionando, dessa maneira, proteção à criança contra os germens prevalentes no meio em que a mãe vive.

    A concentração de IgA no leite materno diminui ao longo do primeiro mês, permanecendo relativamente constante a partir de então.

     

    Fonte: Cadeno de atenção Básica nº 23 - Saúde da Criança- Nutrição Infantil