SóProvas


ID
226777
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O uso de uma metodologia que permita atingir mais rapidamente um determinado objetivo é uma questão de:

Alternativas
Comentários
  • Três palavras indicam o desempenho da organização:

    - Eficácia:  realização de objetivos; relação objetivo x resultado; visão externa.

    - Eficiência:  utilização dos recursos de forma produtiva, de maneira econômica; relação resultado x recursos; visão interna.

    - Efetividade: relação resultado x impacto.

    O papel da administração é assegurar a eficiência e a eficácia das organizações. Já a efetividade é o impacto que tal ação causa nos objetivos da organização como um todo. Uma ação X, pode ter sido eficiente e eficaz, mas não ter sido efetiva, por não ter colaborado para atingir nenhum dos objetivos da organização.

    Gabarito: letra A

  • Segundo Chiavenato, a teoria 3 D da eficácia gerencial de Reddin a eficácia gerencial deve ser analisada em termos de produto (resultado) em vez de insumo, ou seja, mais por aquilo que o administrador alcança por resultados do que por aquilo que ele faz. É resultado, não insumo. Todas as posições são avaliadas para uma finalidade que pode ser avaliada em termos de resultado. A eficácia administrativa não é um aspecto de personalidade do administrador, mas é função de correta manipulação da situação.É desempenho, ou seja, não é o que o administrador faz, mas o que ele obtém. Há uma diferença entre o gerente eficiente e o gerente eficaz:

    Gerente eficiente - Faz as coisas de maneira certa, resolve os problemas, cuida dos recursos, cumpre seu dever, reduz custos.

    Gerente eficaz - Faz as coisas certas, produz alternativas criativas, otimiza a utilização dos recursos, obtém resultados, aumenta lucros.

    Ou seja, dá para se perceber que a eficácia quando, por exemplo, otimiza a utilização dos recursos ou produz alternativas criativas para uma dada situação, atinge mais rapidamente um determinado objetivo, inclusive quando se utiliza meios eficientes, que apesar bucarem o objetivo, não o fazem da maneira mais rápida.
     

  • Sou obrigado a questionar o gabarito. O uso de uma metodologia que permita atingir o objetivo MAIS RÁPIDO é questão, também, de eficiência, embora atingir tal objetivo seja um imperativo da eficácia.

    Falou-se em atingir MELHOR, MAIS RÁPIDO e não que PERMITIA que o objetivo fosse alcançado. O enunciado dá a entender que ambas as metodologias (velha e nova) permitem a eficácia... só que se uma é mais rápida, é mais EFICIENTE.

    Enfim...

  • Bom pessoal, sem dúvida a eficácia é a maneira mais rápida de se atingir um determinado objetivo, pelos seguintes motivos:

    enquanto o eficiente faz as coisas corretamente, o eficaz se preocupa em fazer as coisas necessárias;
    o eficiente se preocupa com os meios, o eficaz se preocupa com os fins;
    o eficiente cumpre os regulamentos internos, o eficaz atinge metas e objetivos;
    o eficiente se preocupa em saber batalhar; já o eficaz está preocupado em ganhar a guerra;
    um exemplo simples: o eficiente joga futebom com arte, já o eficaz quer ganhar a partida.

    Não é questionável que a eficiencia e a eficácia sejam requesitos essenciais em uma organização.

    espero ter ajudado, bons estudos
  • Discordo com o amigo. Para se fazer algo necessário, não necessariamente deverá ser rápido, basta fazer. A eficácia refere-se tão somente a fazer o que estava previsto. A eficiência refere-se a fazer da melhor maneira possível. Se é feito de maneira rápida, acredito que o gabarito correto seria eficiência.

    Bons estudos!
  • Eficácia= Objetivo
    Eficiência= Meios e recursos

    Prestem atenção!!, a questão aborda a palavra "metodologia", ou seja, há todo um processo de definição de métodos nescessários para se chegar a um objetivo, então não podemos associar metodologia a meios e recursos. A metodologia servirá para assistir o processo, para que esse atinja a um objetivo, podendo ser eficaz com a metodologia, sendo ou não eficiente.

    Resumindo, a metodologia é um planejamento e uma estrutura para se atingir a um objetivo, podendo ser ou não eficiente, já meios e recursos são ferramentas utilizadas para se chegar a um objetivo, sendo ou não eficaz..

    A questão seria eficiência caso substituísse a palavra metodologia por meios ou recursos.

    Acho que ficou bem claro a diferência.

    Gabarito Certíssimo: item A
  • Se eu considerar esse gabarito certo, errarei muitas outras questões sobre eficiência.

    Por isso a banca deveria ser humilde e anular essa questão como forma de respeito aos candidatos.
  • Acho que a FCC não concorda. Até a Fundação Copia e Cola anularia uma questão dessas, e olha que eles não anulam nada.
    II. Eficiência é fazer as atividades ou desenvolver ações da maneira correta. Está relacionada com o método de execução.
    III. Efetividade é satisfazer as necessidades dos clientes com os produtos e serviços da organização.
    IV. Efetividade é o valor social ou medida de utilidade, que deve ser atribuído ao produto ou serviço considerando-se a sociedade como um todo.
    Todas essas questões foram consideradas corretas
  • Pessoal, eu vejo muita gente confundindo os três termos: eficiência, eficácia e efetividade. Se me permitem, irei dizer plavras-chaves para você nunca mais escorregar:



    Eficiência = USO DE RECURSOS/RACIONALIDADE DE RECURSOS



    Eficácia =ALCANCE DE OBJETIVOS/METAS



    EFETIVIDADE= MUDANÇA SIGNIFICATIVA/AMPLA/ NA SOCIEDADE.



    Sei que há diferenças  nas definições em relação as pespectivas da PESSOA ou da ADMINISTRAÇÃO, mas  esse reaciocínio é um modalizador para você compreender as questões e aplica-las de acordo com o contexto. Abraços.
  • concordo com os colegas que avaliaram o gabarito como equivocado
    A e B alcançaram seus objetivos/metas, de vendas, mensais, por exemplo.
    A em 28 dias
    B em 30 dias
    ambos foram eficazes, não houve diferença alguma de eficácia entre eles.  ambos bateram a meta e vão ficar felizes no fim do mês por verem suas contas bancárias engordadas pelos bônus ganhos... talvez, A tenha sido mais eficiente, por fazer um uso melhor dos recursos, embora não necessariamente... A pode ter, em contrapartida, utilizado mais quantidade de recursos, como por exemplo ter acumulado mais horas extras para atingir o objetivo em 28 dias, enquanto B trabalhou suas 8 horinhas "normais", tranquilo e sereno, economizando combustível (são vendedores), organizando de forma mais eficiente as rotas, enfim...
    acho que algumas bancas se enrolam na hora de elabor questões sobre esse tema, e como exemplo, este abaixo:

    Levando em consideração o uso de controles e indicadores de produtividade em um programa de educação, o percentual de crianças matriculadas e a avaliação da qualidade por meio de exames nacionais são, respectivamente, exemplos de:
    •  a) eficácia e eficiência.
    •  b) eficiência e eficácia.
    •  c) efetividade e eficiência.
    •  d) efetividade e eficácia.
    •  e) eficácia e efetividade.
    • gabarito = E (?????????) discordo...
  • na minha opinião, vendo o tempo como um recurso também, a alternativa B é perfeitamente aceitável. Deveriam ter anulado

  • Aos caros concurseiros...

    A maneira como é ensinada e cobrada a administração geral nos concursos é uma aberração e afronta qualquer indivíduo minimamente inteligente. Os "doutrinadores" procuram criar compartimentos estanques dos assuntos como se eles não se entrelaçassem ou como se Administração Geral fosse ciência exatas. Além disso posso dizer, sem errar, que quem elabora provas a respeito da matéria não tem qualquer experiência prática com a administração. Provavelmente são "mestres" que nunca enfurnaram-se em um chão-de-fábrica. Além disso, nem sei para qual fim é necessário conhecer conceitos de administração, afinal nosso setor público não é exemplo de eficiência alguma. Bem, quanto à questão, afirmo que produtividade é uma espécie do gênero eficiência e ambos tratam do quantum gasto no processo, seja qual for ele. Eficácia é a qualidade de se atingir um objetivo ou meta. Um processo pode ser eficaz e ineficiente, ou ainda eficiente ou ineficaz, porém trocar o conceito de eficiência e produtividade por eficácia é uma lástima. Portanto a questão apresenta duas alternativas corretas : "B" e "D". Mas considerando o que já comentei, a "eminente" banca resolveu dar como resposta correta a "A". Deus nos livre de tamanha ignorância !!!

  • Acho que diz respeito a fazer da melhor forma, e isso é eficiência!

  • Essa questão foi muito mal formulada, essa tá mais com cara de "EFICIÊNCIA" letra B

  • Eficácia

    s.f. Qualidade daquilo que alcança os resultados planejados; característica do que produz os efeitos esperados, do que é eficaz.
    Capacidade de desenvolver tarefas ou objetivos de modo competente; produtividade.

    Eficiência

    s.f. Capacidade de realizar tarefas ou trabalhos de modo eficaz e com o mínimo de desperdício; produtividade.
    Tendência ou aptidão para ser efetivo; capacidade de realizar ou desenvolver alguma coisa demonstrando eficácia; efetividade.
    Particularidade demonstrada por pessoas que conseguem produzir um ótimo rendimento, quando realizam alguma coisa; característica do que é eficaz.

    Letra B - Pergunta mal formulada...É recurso na certa!

  • Pessoal na minha opinião ser mais eficiente não significa ser mais rápido, as vezes fazer a coisa da melhor maneira possível pode consumir mais tempo que o necessário. Eficacia é atingir objetivos, sendo rapidamente ou lentamente. Então acho que produtividade seria a melhor opção. 

  • Fácil entender eficiência e eficácia .

    Barcelona 1 x Vasco 2.

    Barcelona deu show em campo jogou super bem (eficiente)  

    Vasco foi uma merda , mas ganhou o jogo (eficácia)

     

    Eficiecia + eficácia = efetividade ou excelência !

  • Banquinha de quinta!!!

     

    Discordo completamente do gabarito.

     

    O uso de uma metodologia que permita atingir mais rapidamente um determinado objetivo é uma questão de:

     

    Metodologia está relacionada ao modo de fazer, executar um procedimento, ou seja, uso da eficiência para alcançar os objetivos (eficácia) de forma mais rápida.

  • Ao meu ver assemelha-se a uma partida de xadrez. Vamos lá! O jogador eficiente usará de meios, recursos e técnicas corretas para vencer a partida, porém não é certo que vai vencer, e mesmo que perca ele continuará como o jogador que jogou de forma eficiente. Por outro lado, o jogador eficás vai vencer este é seu unico objetivo, não existe jogador eficás se não venceu a partida; não importa se não usou de belos recursos como seu adversário eficiênte o importante é a vitória para o eficás e consequentemente será uma vitória mais rápida, pois perderá menos tempo, nos shows de habilidades técnicas. Em resumo eficácia vai direto ao objetivo, eficiência usá métodos corretos porém não há certeza de cumprir o objetivo de forma rápida ou até mesmo de cumprir

  • está questão pode confundir  tanto com eficacia como produtividade.