SóProvas


ID
2267779
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de departamentalização que leva em conta a especialização técnica dos ocupantes dos cargos e seus conhecimentos. Exemplos: Departamento financeiro, departamento de vendas, departamento de contabilidade, etc.

Alternativas
Comentários
  • R.: Departamentalização funcional

  • Departamentalização funcional

    Ocorre quando as atividades são organizadas de acordo com as funções desempenhadas,

    como marketing, vendas, compras, etc.. Em diferentes organizações essa departamentalização pode assumir diferentes contornos,

    como departamento de pesquisa, cirurgia, terapia, contabilidade, etc. (em um hospital); ou departamento de treinamento, fisioterapia,

    imóveis, atletas, etc. (em um time de futebol). Sua principal vantagem é a especialização do trabalho, sendo mais propícia a ser utilizada

    em ambientes seguros e sem mudanças. Possui como principal desvantagem a tendência de descumprimento de prazos e orçamentos,

    pois o foco estará em cada função, e não na organização como um todo.

    (Chiavenatto, 2011).

     

    Gabarito: Letra A

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

     

    A maior característica desta estrutura é a especialização das funções. Como assim?
    É simples: o setor financeiro é super especializado em finanças. O setor de contabilidade sabe tudo sobre as receitas e despesas da organização. O pessoal da função técnica entende demais da conta sobre a área-fim da empresa.

     

    Feliz Ano Novo meus caros!! vamo q vamo que a vitória é nossa

  • É a departamentalização mais comum que existe. As pessoas e as tarefas são agrupadas de acordo com as funções. Por exemplo: Departamento de produção, departamento de marketing, departamento de finanças e departamento logístico.


    Entre as principais vantagens dessa departamentalização, destacam-se: agrupa especialistas de assuntos comuns em um mesmo setor, o que garante uma melhor utilização de suas habilidades técnicas (princípio da especialização ocupacional); facilita o treinamento das pessoas; permite economia escalar devido a uma melhor utilização dos recursos tanto humanos quanto materiais; e é indicado para um ambiente estável - de poucas mudanças - inclusive dentro da própria organização, no sentido de trabalhar com produtos ou serviços que sofram poucas alterações ou nenhuma.


    Já como desvantagens, podemos pensar no excessivo foco em suas funções. Isto significa dizer que muitas vezes, neste tipo de organização, as pessoas colocam objetivos específicos em detrimento dos objetivos globais, faltando alinhamento. Outra desvantagem dessa departamentalização é a falta de cooperação entre departamentos. Por exemplo: Em uma empresa pública, as compras são feitas por licitações e existe um departamento específico para isso. Este departamento precisa se comunicar com outros departamentos, para assim poder atendê-los. É comum alguns setores de empresas públicas criarem barreiras dificultando o acesso às informações, talvez por querer esconder conhecimentos ou algo do tipo. Por fim, a departamentalização funcional é inadequada para cenários de incerteza, pois acredita-se que cada departamento é altamente especializado e tem uma visão muito estreita do lado externo – não enxergam muito além de seus departamentos.

     

    Fonte: Administração sob a ótica dos concursos; Thiago de Luca; Editora Labrador; 2016.

  • Departamentalização funcional, consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais. Vantagens: Agrupar especialistas, permite economia de escala, simplifica o treinamento de pessoal. Desvantagens: Reduz a cooperação interdepartamental, cria barreiras entre os departamentos, abordagem introvertida- não percebe nem visualiza o que acontece fora da organização ou de cada departamento.É indicada para circustâncias estáveis e que requeiram tarefas rotineiras.

  •  a) Departamentalização Funcional

    Consiste no agrupamento do trabalho de acordo com a similaridade das tarefas, habilidades,
    conhecimento e uso de recursos, baseado na especialização.

    •Agrupamento das pessoas segundo a especialização do trabalho, habilidades
    e aptidão, orientados para atividades específicas, com concentração de
    competência, de maneira eficaz.

     

     

  • GABARITO A 

     

    a) Departamentalização funcional -  É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função.

     

    b) Departamentalização por processo - É a organização que faz uma abordagem divisional, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as etapas de execução de um processo. O processo é um conjunto de atividades com uma ordenação específica que resulta em um produto ou serviço especificado para satisfazer as necessidades e expectativas do cliente ou mercado.

     

    c) Departamentalização por produto - Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com os produtos ou serviços realizados, ou seja, os resultados esperados da empresa. A divisão do trabalho é feita por linhas de produtos ou de serviços, que se desempenham em todas as funções necessárias para a realização do produto ou serviço.

     

    d) Departamentalização por cliente - É a organização que faz uma abordagem divisional, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de cliente ou mercado para quem o produto ou serviço é realizado.

     

    e) Departamentalização Geográfca - Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com a localização geográfica onde o trabalho será desempenhado, ou uma área de mercado a ser servida pela organização.

     

     

    Bons estudos a todos!

     

     

     

  • Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.

    Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo especifico de sua função especializada.
    Como os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humanos. Este tipo de departamentalização é o mais comum nas organizações.

    A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.

    A departamentalização funcional pode também ser denominada de departamentalização pelo uso de recursos organizacionais ou estrutura funcional.

  • DEPARTAMENTOS DIVIDIDOS POR FUNÇÕES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

  • GABARITO A

    Estrutura Funcional- foge à rigidez, possui uma descentralização maior, é bastante flexível, favorece melhor divisão, ideal fábricas e indústrias, comunicação e coordenação intradepartamental é boa, visão e responsabilidade parcial, comunicação e coordenação interdepartamental é péssima.

    Vantagens- favorece cooperação e trabalho em equipe, além de aumentar controle indireto, haverá várias chefias em uma mesma filial, agrupa especialista sob chefia única, princípio da especialização ocupacional, concentra competência atividade específica, indicada ambientes estáveis ou tarefas rotineiras, poucas linhas de produto, reflete autoorientação e introversão administrativa, simplifica o treinamento, permite economia de escala

    Desvantagens- reduz cooperação interdepartamental; inadequada quando tecnologia necessita ser mutável e evolutiva; dificulta adaptação às mudanças externas; detrimento objetivo global em prol dos esforços de especialistas, foco na especialidade

    Fonte: Giovanna Carranza

  • Departamentalização é o agrupamento de atividade

    Departamento Funcional

    *** As atividades são semelhantes ( similares são agrupadas em áreas de departamento)

    vantagens

    *** especialização do trabalho

    *** maior estabilidade e segurança

    desvantagens

    *** superespecialização

    *** perda da visão " macro"

  • ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA > FUNCIONAL (FUNÇÃO)

     

    a) Departamentalização funcional -  É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função.

     

    b) Departamentalização por processo - É a organização que faz uma abordagem divisional, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as etapas de execução de um processo. O processo é um conjunto de atividades com uma ordenação específica que resulta em um produto ou serviço especificado para satisfazer as necessidades e expectativas do cliente ou mercado.

     

    c) Departamentalização por produto - Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com os produtos ou serviços realizados, ou seja, os resultados esperados da empresa. A divisão do trabalho é feita por linhas de produtos ou de serviços, que se desempenham em todas as funções necessárias para a realização do produto ou serviço.

     

    d) Departamentalização por cliente - É a organização que faz uma abordagem divisional, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de cliente ou mercado para quem o produto ou serviço é realizado.

     

    e) Departamentalização Geográfca - Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com a localização geográfica onde o trabalho será desempenhado, ou uma área de mercado a ser servida pela organização.

     

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os critérios de departamentalização. Neste caso, assinalemos a alternativa que indica corretamente a que tipo de departamentalização se referem as características do enunciado.

    A - correta. A departamentalização funcional fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.

    B - incorreta. De acordo com o critério de departamentalização por processos, a estrutura da organização é dividida de acordo com os processos por ela comportados. Entre as vantagens estão a rapidez e agilidade nos fluxos de comunicação entre as unidades envolvidas no mesmo processo e a especialização dos processos de trabalho. Vale destacar que como um processo é contínuo, os recursos nele alocados também são contínuos, com vistas a manter os processos funcionando corretamente.

    C - incorreta. departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços (CHIAVENATO, 2014) para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço.

    D - incorreta. Departamentalização por Clientes é responsável por agrupar as atividades da organização de acordo com os clientes-alvo. Nesse caso, o seu foco se concentrará nos atributos e nas necessidades de cada segmento de mercado.

    E - incorreta. departamentalização geográfica envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.

    Concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.