SóProvas


ID
226780
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma necessidade insatisfeita, cada vez mais intensa, gera um crescente comportamento de:

Alternativas
Comentários
  • Frustação - letra A

  • Para se saber mais sobre motivação, necessidades e frustração sugiro os estudos de Abrahan Maslow e sua pirâmide motivacional.

  • Maslow não previa na Teoria da Hierarquia das Necessidades a possibilidade de frustração, pois, para ele, não é possível o retrocesso, ou a regressão, do topo da pirâmite para a base.

    Clayton Aderfer, discordando dos pressupostos de Maslow, elaborou a Teoria ERC, onde defende a possibilidade de uma pessoa retroceder de um nível de necessidades abstratadas para necessidades concretas, caso ocorra a frustração na satisfação da necessidade do nível em que se encontra, desconstruindo, com isso, a ideia de hierarquia entre as necessidades.

  • Alderfer percebia que as pessoas subiam e desciam dentro da hierarquia das necessidades e que existiam apenas três fatores essenciais para motivação:
    - Necessidade existencial: necessidades básicas de Maslow, ou seja, necessidades de sobrevivência;
    - Necessidades de relacionamento: o ser humano tem necessidade de relacionamentos interpessoais, ou seja, sociabilidade e relacionamento social;
    - Necessidades de crescimento: necessidade que o ser humano tem de criar, dar sugestões, participar, etc; desenvolvimento do potencial humano.

    Essa teoria adota o princípio de frustração-regressão, ou seja, uma necessidade inferior pode ser ativada quando uma necessidade mais elevada não pode ser satisfeita e também salienta que mais de uma necessidade poder ser focalizada de uma única vez.

    Alderfer também acreditava que é possível uma pessoa sentir-se motivada por necessidades de diferentes níveis, por outro lado a frustração de necessidades de um nível elevado conduz ao retorno das necessidades do nível inferior mesmo que estas já tenham sido satisfeitas anteriormente. Por exemplo, um empregado frustrado nas suas necessidades de crescimento pode ser motivado a satisfazer as necessidades de relacionamento (de nível inferior). Trabalhadores que viram goradas as suas expectativas de maior autonomia e responsabilidade afirmam que ter amigos no trabalho e encontrar-se com eles fora da empresa era das coisas mais importantes da vida deles.


     

  •  Os motivos(desejos/impulos) é que impulsionam e mantêm o comportamento dos indivíduos. A necessidade mais forte em determinado momento é a que conduzirá à atividade.
    Os motivos tendem a perder a força ao serem satisfeitos. Há mudança na força quando a satisfação é bloqueada.
    Quando o individuo não alcança resultado positivo, pode direcionar o comportamento para objetivos substitutos. Quando esse direcionamento não produz resultados positivos,
    as pessoas se frustam e podem desenvolver comportamentos irracionais, como: agressão, deslocamento (desloca a agressividade para outro alvo), racionalização (desculpa para o insucesso), regressão (comportamento infantil), fixação (repetir o comportamento improdutivo), fuga (ignora o problema e resignação (desiste).

    profª: Cristiana Duran
  • Pessoal, sinceramente não da pra entender...A questão não cita como referencia teoria alguma, e IDALBERTO CHIAVENATO estabelece um ciclo motivacional, onde quando a pessoa tem uma necessidade não satisfeita ela está frustrada. e se permanece insatisfeita, isto é, se não há compensação, fica EM CONSTANTE TENSÃO e TENSÃO ESTÁ RELACIONADO A AGRESSÃO..É brincadeira pra acertar essas questões de administração, A CIENCIA DA SUBJETIVIDADE, TEM QUE ADVINHAR e NÃO ESTUDAR...AFINAL DE CONTAS CADA UM DIZ UMA COISA, NOMEIA DE NOME DIFERENTE, CRIA SEU PROPRIO MUNDO DA ADMINSTRAÇÃO, ENFEITA ELE E DEPOIS NOS É QUE NOS ARREBENTAMOS.
  • Tb estudei pelo Chiavenato. O que eu entendi é que o modelo inicial do ciclo motivacional é: equilíbrio -> necessidade -> tensão -> ação -> satisfação -> equilíbrio. 

    Quando há alguma barreira à satisfação, o ciclo não se fecha e gera frustração. 

     Para lidar com a tensão acumulada e frustração, o indivíduo pode desenvolver mecanismo de compensação. E a tensão/frustração acumulada em excesso gera agressividade.

    Porém, em todos os processos de necessidade insatisfeita a frustração é onipresente. As demais opções, compensação e agressão, podem ou não ocorrer de acordo com a forma do indivíduo lidar com a tensão. 
  • O examinador que desculpe mas frustração não é um comportamento, o indivíduo se sente frustrado e pode manifestar a frustração através de um comportamento agressivo.

    Enfim, força na piruca. 

  • A sequência do Ciclo Motivacional é:

    Equilíbrio->Estímulo->Necessidade->Tensão->Comportamento->Satisfação->Equilíbrio...continuando o ciclo

                                                                                          (a não satisfação gera a Frustação)

  • No ciclo motivacional, contudo, a necessidade nem sempre pode ser satisfeita. Ela pode ser FRUSTRADA ou  COMPENSADA (transferida para outro objeto, pessoa ou situação)

    Andrea Ribas e Cassiano Salim

  • vai ser um individuo frustrado