SóProvas


ID
2267824
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Na classificação de documentos públicos os métodos de classificação:

Alternativas
Comentários
  • No caso de classificação de documentos arquivísticos, Schellenberg (2002) também contribuiu para o estudo referente à classificação dos documentos públicos, dividindo em três tipos: Funcional, Organizacional e Assunto.

    Funcional: basicamente trata dos problemas encontrados em reunir os documentos públicos de acordo com a função                 ou atividade. A mistura de documentos acaba por reduzir a utilidade deles e, consequentemente, dificulta o trabalho do arquivista no momento em que sua função é preservar os documentos básicos referentes à organização e às funções.

    Schellenberg (2002, p. 89) diz que “os documentos que fixam diretrizes políticas devem ficar separados dos executivos; os gerais, dos específicos; os importantes, dos de rotina”.

    Organizacional: agrupa os documentos, descentralizando-os fisicamente, ou seja, separam-se os documentos pela divisão em séries com base organizacional ou funcional (SCHELLENBERG, 2002). Esta classificação também é denominada estrutural, objetivando construir a classificação dos documentos com base na estrutura da instituição, sendo ela por setores ou departamentos.

    Assunto: agrupa documentos segundo sua organização e função. “Na classificação de tais documentos, os cabeçalhos de assunto devem ser tirados da análise do assunto dos documentos” (SCHELLENBERG, 2002, p.93). Schellenberg (2002) disse que documentos que referem-se a “química agrícola” devem corresponder às subdivisões lógicas do campo em específico.

  • Gabarito B

  • GAB B

     

     

    Os documentos públicos podem ser classificados em três tipos:

     

    Classificação FUNCIONAL (=funções/atividades que refletem as divisões /razão do processo de trabalho) - os documentos são classificados partindo do menor agrupamento, (unidade de arquivo = Pasta), para o maior agrupamento, onde os documentos públicos são tratados de acordo com a função que refletem (=RAZÃO de ser), podendo refletir uma função substantiva (atividade fim) OU função auxiliar (atividade meio). Permite a centralização do acervo documental, porém exige um maior trabalho de pesquisa;

     

    Classificação ORGANIZACIONAL (=estrutura/departamentos de trabalho) - Relaciona-se com a descentralização física dos documentos, (documentos separados em varias seções de um mesmo órgão), sendo o principal meio de agrupar organizacionalmente os documentos, onde as classes primárias representam os principais elementos organizacionais da repartição. Esta classificação só pode ser feita quando o órgão tem funções e processos administrativos bem definidos, em governos de organização estável;

     

    Classificação por ASSUNTO (=agrupamento em razão do assunto) - nesta classificação os documentos públicos devem ser agrupados segundo a organização função, sendo exceção a esta regra certos tipos de documentos como pastas de referência e informações. Nos governos modernos há um grande número dessas pastas, o que dificulta o processo de guarda e organização documental;

     

     

  • B

    Segundo Schellenberg (2006, p. 88) os elementos – função, organização e assunto- entram na classificação de documentos públicos, podendo ser divido em três tipos: funcional, organizacional e por assunto.

  • funcional - organizacional - assunto