-
CONTA CONTÁBIL
As contas são agrupadas segundo suas funções, possibilitando:
a) Identificar, classificar e efetuar a escrituração contábil, pelo método das partidas dobradas, dos atos e fatos de gestão, de maneira uniforme e sistematizada;
FONTE: MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Gab: Errado
-
Lei 4.320/64:
Art. 86. A escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais efetuar-se-á pelo método das partidas dobradas.
-
Gab. Errado
Em contabilidade, o Método das Partidas Dobradas, ou Método Veneziano é o sistema-padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras. A essência deste método, é que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados, ou simplificando:
NÃO HÁ DÉBITO SEM CRÉDITO CORRESPONDENTE;
DÉBITO = CRÉDITO, OU ORIGENS = APLICAÇÕES
-
Este método reza que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito.
Ou seja, não há devedor sem credor correspondente. A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa.
-
Não só pode. como deve-se usar na gestão pública financeira, visto q a entidade do setor público deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas que compreenda:contas específicas que possibilitam a apuração de custos; e tabela de codificação de registros que identifique o tipo de transação, as contas envolvidas, a movimentação a débito e a crédito e os subsistemas utilizados. a terminologia de todas as contas e sua adequada codificação, bem como a identificação do subsistema a que pertence, a natureza e o grau de desdobramento, possibilitando os registros de valores e a integração dos subsistemas.
-
-
Gab. Errado.
O método das partidas dobradas é utilizado no serviço público.