SóProvas


ID
2268892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a roteirização e produção audiovisual, julgue o item subsequente.

Cabeçalho de cena, descrição de cena, diálogos e indicações técnicas de enquadramentos e movimentos de câmera são elementos obrigatórios na escritura de um roteiro audiovisual ficcional.

Alternativas
Comentários
  • Principais elementos de um roteiro são

    CABEÇALHO - indica o número da cena, o espaço em que ocorre  ação do personagem, depois informa o locale por último o tempo da ação. Escritos em caixa alta. 

    DESCRIÇÃO VISUAL ou AÇÃO -  indica de forma OBJETIVA o que ocorre imageticamente durante a ação do personagem e o que acontece ao redor dele. 

    PERSONAGENS

    DIÁLOGOS

     

  • Pense: se eu posso fazer um filme inteiro sem diálogos, então como eu seria obrigada a ter diálogos em todos os roteiros? Não faria sentido. =)

  • indicações técnicas não cabem ao roteiro distribuído para atores, cabem ao roteiro técnico - informações de câmera, lentes, luz, enquadramentos, captação de som, etc

  • Roteiro audiovisual é o texto de uma produção audiovisual estruturado em sequências, com orientações relativas a alguns elementos.

    As obras ficcionais dizem respeito a narrativas imaginárias e irreais. No cinema, ficção é o gênero que se opõe a documentário.

    Em grandes esquemas industriais de filmagem, como nos filmes de Hollywood, encontramos indicações técnicas específicas relacionadas a cada plano, duração das cenas, ângulos de filmagem, movimentação dos atores, efeitos de sonoplastia e de iluminação, e figurinos. Já nos esquemas de produção mais modestos, bastam a apresentação dos personagens, pontos de giro, pré-clímax, clímax e resolução.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada. Apesar de serem importantes, alguns elementos, como cabeçalho de cena, descrição de cena, diálogos e indicações técnicas de enquadramentos e movimentos de câmera, não são obrigatórios na escritura de um roteiro audiovisual ficcional.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Biscalchin, Fernando José. O Homem Roteirizado. Dissertação de Mestrado. Faculdade Cásper Líbero. São Paulo, março de 2011.

    - Rabaça, Carlos Alberto e Barbosa, Gustavo. Dicionário de comunicação. Editora Codecri. 1978.