SóProvas


ID
2268925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O autor e montador Walter Murch afirma, em seu livro Num Piscar de Olhos, que a televisão é uma mídia “para se olhar”, ao passo que o cinema é uma mídia “para se entrar”. A proeza da edição digital está em convencer o espectador de que os monitores de sua televisão são telas de cinema. No universo do digital, as relações entre cinema e televisão se estreitam e a corrida mercadológica exige que ambos os meios se desenvolvam em termos técnicos e estéticos, inclusos nisso o modo de produção, a edição e a exibição. 

Considerando as informações apresentadas no texto, julgue o próximo item.

Ao comparar televisão e cinema, Murch parte do princípio de que é possível utilizar planos mais abertos em alta definição no cinema, devido à qualidade das câmeras digitais, enquanto na televisão os diretores optam pela utilização de planos mais fechados.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro esteja em dizer que é possível utilizar planos mais abertos no cinema devido à qualidade das câmeras, pois na TV também se utilizam câmeras de alta qualidade. O que permite ao cinema ter enquadramentos mais amplos é a sua própria natureza e o tamanho das telas de exibição.

    Leitura recomendada: https://pedronovaes.com/2011/03/25/cinema-x-video-a-questao-da-escala/

  • É comum ver na TV o uso de planos fechados, mas não é regra. E a qualidade das câmeras de TV não deixa a desejar para as de uso recorrente no cinema.

  • Planos são enquadramentos utilizados em cinema e televisão que determinam o tamanho de objetos e pessoas em relação ao ambiente. Escolher o posicionamento de câmera certo pode levar o público a ter sensações específicas: enquanto que os planos mais abertos são descritivos e contribuem para situar o espectador na história e apresentar o ambiente, os planos mais fechados são expressivos e dramáticos, e por meio da proximidade entre personagens, ajuda o telespectador a captar sentimentos e transmitir tais sensações ao público.

    O tamanho e o formato da tela influenciam o conteúdo do plano. Para o cinema, planos mais abertos nos permitem enxergar imagens mais amplas, com mais elementos e em detalhes, devido à concentração que damos à ocasião. Já em telas de menor tamanho, como TVs, computadores e dispositivos móveis, são utilizados com mais eficácia os planos mais fechados; por meio destes, os telespectadores conseguem apreender os pontos principais, apesar das interferências no ambiente (como luz e ruídos).

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada. A utilização de planos mais abertos no cinema não se dá devido à qualidade das câmeras digitais, mas à maior capacidade de captarmos informações e darmos detida atenção.

    Gabarito do Professor: ERRADO.


    Bibliografia:

    - Carlim, Leonardo. Direção em rádio e TV. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.

    - Murch, Walter. Num piscar de olhos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.