SóProvas


ID
226897
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Izabel, psicóloga de um grande hospital da periferia, recebeu um paciente com sintomas vagos, queixa mal definida e em desacordo com os seus padrões anatômicos e fisiológicos. Pelo histórico desse paciente, a gravidade alegada dos sintomas não era coerente com o nível de funcionamento de sua vida diária. Tais características sugeriam, fortemente, um quadro de histeria.

Conclui-se que o tipo de diagnóstico mais indicado neste caso é

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de um diagnóstico por exclusão, pois apenas após excluir as causas biológicas que se pode dar esse diagnóstico.
  • O diagnóstico da histeria é um diagnóstico de exclusão, ou seja, antes de se afirmar que se trata de um quadro histérico é preciso descartar, por meio de exames e exames auxiliares, a ocorrência de uma doença orgânica. Apesar disso, há certas caracteristicas que, quando presentes. sugerem fortemente, segundo Brown (1990), o diagnostico de histeria. Sao elas: 


    • Os sintomas sao vagos, a queixa é mal definida e nao estão de acordo com os padrões anatômicos e fisiológicos.

    • Os sintomas geralmente sao precipitados por situações estressantes.

    • A gravidade alegada dos sintomas nao é coerente com o nível de funcionamento do paciente na vida diária.

    • 0 paciente é frequentemente sugestionável. 

  • Diagnóstico transferencial – que estuda as relações do indivíduo a partir do seu adoecimento, ou seja, como ele estabelece vínculos com família, médicos, enfermagem, outros profissionais e a instituição hospitalar têm indicado que a resistência ao estresse varia de acordo com as circunstâncias.

    diagnóstico situacional é uma ferramenta que auxilia conhecer os problemas e as necessidades sociais como: necessidade de saúde, educação, saneamento, segurança, transporte, habitação, bem como permite conhecer como é a organização dos serviços de saúde.

    Diagnóstico reacional – que se refere ao modo como a pessoa está reagindo à doença.

    Diagnóstico médico – trata-se de uma síntese da condição clínica do paciente, que o psicólogo adquire consultando prontuários, conversando com a equipe médica e com o próprio paciente.