SóProvas


ID
227035
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sabe-se que motivação é um assunto de grande interesse porque, no ambiente corporativo, entende-se que uma força de trabalho motivada traduz-se em maior produtividade. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Esta é a TEORIA DOS FATORES de Herzberg, eles são divididos em Higiênicos e Motivacionais. Os fatores higiênicos são representados pela remuneração que o funcionário aufere, a segurança no emprego, o clima organizacional, como ele é visto e tratado na organização, ja os fatores motivacionais, segundo Herzberg, são absolutamente intrínsecos do indivíduo, ou seja, é a sua auto-realização, assim não adianta nada se ele tem uma remuneração justa e digna se ele não esta feliz com o cargo que ocupa.

    Ex: Um grande executivo que se encontra numa empresa pequena, ele é bem remunerado, com certeza é respeitado pelos colegas, mas internamente ele não se encontra motivado, pelo fato, por exemplo, da empresa não lhe oferecer status profissional.

    Portanto um bom salário irá garantir que o funcionário não ficará insatisfeito, em contrapartida não pode oferecer a garantia que ele estará motivado.



  • Segundo a Teoria dos Dois fatores de Herzberg, o salário está entre os fatores de higiene e não não dentre os fatores motivacionais, logo, se a organização der um salário enorme a um funcionário, isso irá criar uma não-insatisfação, mas não irá necessariamente, criar uma satisfação.

    Para criar a satisfação e a motivação, a organização precisa atribuir ao indivíduo trabalhos estimulantes, possibilidade de ascensão na carreira, sentimento de desenvolvimento e responsabilidade que são os chamados "fatores motivacionais - intrínsecos e satisfacientes"

    Portanto, a resposta é a letra "C"
  • Teoria dos Dois Fatores de Herzberg:
    A sutileza dessa teoria é a seguinte: Os Fatores Extrínsecos ( insastisfacientes ) sálario, segurança, status se não atendidos geram insastifação e desmotivação, mas caso seja atendidos não geram motivação.
    Já os Fatores Intrínsecos ( MOTIVADORES ) esses sim causa satisfação e motivação se atendidos. Exemplos: reconhecimento e realição, crescimento, progresso o próprio trabalho.
  • Segundo Chiavenato (conceitos do mestre nas letras a, b e "e")
    a) A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e seu potencial de desenvolvimento futuro. Toda avaliação é um processo para estimular ou julgar o valor, a excelência, as qualidades de uma pessoa. É um conceito dinâmico, pois os empregados são sempre avaliados, seja formal ou informalmente, com certa continuidade nas organizações. Além do mais, a avaliação de desempenho constitui uma técnica de direção imprescindível na atividade administrativa. É um meio através do qual se podem localizar problemas de supervisão de pessoal, de integração do empregado à organização ou ao cargo que ocupa, de dissonâncias, de desaproveitamento de empregados com potencial mais elevado do que aquele que é exigido pelo cargo, de motivação etc. De acordo com os tipos de problemas identificados, a avaliação de desempenho pode colaborar na determinação e no desenvolvimento de uma política de RH às necessidades da organização.

    b) O Treinamento é um processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes, habilidades em função de objetivos definidos. O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades. Os principais objetivos do treinamento são: preparar o pessoal para execução imediata das diversas tarefas do cargo; proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser considerada; e mudar a atitude das pessoas, seja para criar um clima mais satisfatório entre empregados, aumentar-lhes a motivação e torná-las mais receptivas às técnicas de supervisão e gerência.

    c) Já bem explicada pelos colegas

    d) Acredito que um empregado satisfeito não estará pensando em sair da empresa. Pode até receber melhores propostas de emprego, mas não é apenas o dinheiro que conta para manter um empregado na empresa. Mas sim o ambiente de trabalho, se a suas expectativas estão se realizando, as recompensas, o crescimento profissional, etc.

    e) A análise de cargos pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo, para seu desempenho adequado. É através dessa análise que os cargos serão posteriormente avaliados e devidamente classificados para efeito de comparação.
  • A principal característica dos fatores higiênicos é que, quando eles são ótimos, conseguem apenas evitar a insatisfação das pessoas, pois não conseguem elevar consistentemente a satisfação e, quando a elevam, não conseguem mantê-la elevada por muito tempo. Todavia, quando são péssimos ou precários, os fatores higiênicps provocam insatisfação das pessoas. 

    A característica mais importante dos fatores motivacionais é que,quando são ótimos, elevam a satisfação das pessoas no trabalho. Entretanto, quando precários, evitam a satisfação.

    ;)