SóProvas


ID
2270476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos


A respeito de conceitos e princípios da arquivologia, julgue o item que se segue.

A elaboração do plano ou do código de classificação dos documentos de arquivo da UnB exige conhecimento da relação entre as unidades, da organização e do funcionamento dos órgãos da universidade.




Alternativas
Comentários
  • Escolha do método de arquivamento:

    a) ver a natureza dos documentos 

    b) ver a estrutura e funcionamento da instituição 

    Certo 

  • plano(código) de classificação:
    aplicado após a tabela de temporalidade.
    código hierarquizado, ou seja, parte do geral p/ particula. Criado com base nas atividades do órgão. 
    Gabarito: C

  • É só pensar assim: como seria possível detalhar o que a instituição está fazendo sem saber qual a finalidade, quais são as atividades, a estrutura, os objetivos, as metas...? Complicado, correto? Um plano de classificação nada mais é do que um detalhamento das atividades da instituição de forma estrutural ou funcional. Portanto, é necessário que o elaborador esteja ciente do máximo de informações possíveis dessa instituição. 

  • classificação:

    plano ou código de classificação, instrumento que auxilia na classificação dos documentos visando a sua guarda e localização

  • Observei que o comentário do colega Joel Oliveira tem muitas curtidas e achei conveniente fazer uma observação quanto a um erro no comentário dele.

    O plano/código de classificação não vem após a tabela de temporalidade, mas sim antes. Vejam:

     

    Q315934

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: SERPRO

    Prova: Técnico - Suporte Administrativo

    A classificação é uma atividade que antecede a avaliação de documentos. (CERTO)

     

    Se a classificação antecede a avaliação, seus instrumentos seguem a mesma linha de raciocínio, ou seja, o plano/código de classificação antecede a tabela de temporalidade.

  • Não não, chama o jubiscleison pra elaborar o plano...

  • O plano/código de classificação é o instrumento produzido para sistematizar as funções e atividades da instituição em classes, que terão seus respectivos códigos. Os documentos da instituição, justamente por serem um reflexo das funções e atividades institucionais, poderão ser encaixados nessas classes e, consequentemente, receberão um código específico.

    A base do plano/código é o conhecimento sobre a instituição. É necessário entender a estrutura organizacional atual e passada, as funções e atividades que são e que foram desenvolvidas, a produção documental, bem como o que a questão afirma: a relação que as unidades possuem entre si, conhecimento da organização/instituição e como funciona todos os órgãos internos da universidade.

    Esse levantamento terá como consequência um plano/código de classificação que realmente corresponde à realidade da instituição. Dessa forma, os documentos poderão ser encaixados em cada classe com precisão.

    Gabarito do Professor: CERTO.