SóProvas


ID
2270524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à administração pública, julgue o item que se segue.


Para que o Estado exerça a sua governança é preciso haver comprometimento com as normas éticas e com a moral contemporânea.

Alternativas
Comentários
  • Governança é a capacidade de ação que o Estado possui para implementação das políticas públicas e no atingimento dos objetivos coletivos. Uma boa governança está pautada nas normas éticas e morais da sociedade.

    Importante dizer a diferença de Governança e Governabilidade, esta é a capacidade de identificar necessidades e anseios sociais e transformá-los em políticas públicas.

    Fonte: Portal administradores.com.br 

    Gabarito: C

     

  • De acordo com o Instituto Brasileiro de Gestão Corporativa, são princípios que norteiam a governança corporativa:

    1- Transparência

    2- Equidade

    3- Prestação de contas

    4- Responsabilidade Corporativa

  • Gab. CERTO

     

    Governabilidade--------> Planejamento

    Governança--------------> Executa 

     

    #DeusnoComando 

  • O termo governança é abrangente e desdobra-se em diversas ações administrativas, a governança se traduz no envolvimento de pessoas interessadas nas discussões acerca das futuras ações públicas. Também faz parte da governança o controle que a sociedade civil tem sobre as ações do governo, e a capacidade da administração pública em envolver todos nos processos organizacionais, levando-os a seguir e respeitar regras e códigos de conduta es-tabelecidos.

  • Nenhum dos comentários fala a respeito do que a questão menciona... Alguém pode explicar esse item?

  • Governança: Capacidade do Governo de implementar de forma eficiente políticas públicas. Para se realizar políticas públicas é preciso haver comprometimento com a ética e a moral.

    Governabilidade: Poder para Governar

                               " O Governo brasileiro não carece de Governabilidade e sim de Governança"

     

    0 governo brasileiro não carece de "governabilidade", ou seja, de poder para governar, dada sua legitimidade democrática e o apoio com que conta na sociedade civil. Enfrenta, entretanto, um problema de governança, na medida em que sua capacidade de implementar as políticas públicas é limitada pela rigidez e ineficiência da máquina administrativa.
     

    Administração Geral e Pública, Giovanna Carranza + Comentários Próprios.

  • Acertei porque pensei assim, qualquer atividade do Estado deve ser pautada na ética e na moral, dado o principio da moralidade que norteia a ADM. Pública.
  • GOVERNANÇA ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A CAPACIDADE DE ADMINISTRAR.

    GOVERNABILIDADE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A LEGITIMIDADE, AO PODER.

  • GOVERNANÇA ---> GERÊNÇA ---> GERÊNCIA

    GOVERNABILIDADE ----> HABILIDADE

     

    ASSIM CONSIGO LEMBRAR!

  • Governança é comprometimento, Questão Certa.
  • Como sabemos com muita segurança, a nossa Administração Pública é obrigada a obedecer ao princípio constitucional da Moralidade.

    Resposta: Certo

  • Segundo o Banco Mundial, governança é a “maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos econômicos e sociais do país, com vistas ao desenvolvimento". Ademais, segundo o Referencial Básico de Governança do Tribunal de Contas da União (TCU), a “governança pública, para ser efetiva, pressupõe a existência de um Estado de Direito; de uma sociedade civil participativa no que tange aos assuntos públicos; de uma burocracia imbuída de ética profissional; de políticas planejadas de forma previsível, aberta e transparente; e de um braço executivo que se responsabilize por suas ações (WORLD BANK, 2007)". Com isso, são princípios da boa governança: legitimidade, equidade, responsabilidade, eficiência, probidade, transparência e accountability.

    Além disso, a Casa Civil da Presidência da República publicou, em 2018, o Guia da Política de Governança Pública. Segundo esse Guia, são princípios de governança: Capacidade de resposta, Integridade, Confiabilidade, Melhoria regulatória, Prestação de contas/responsabilidade e Transparência.

    Em face do exposto, podemos afirmar que o comprometimento com as normas éticas e com a moral contemporânea são condutas que estão alinhadas com os princípios da boa governança. Portanto, a afirmativa da questão em análise está correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

    FONTES:
    TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIAO – Referencial Básico de Governança, 2014.
    CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - Guia da Política de Governança Pública, 2018.
  • Para que o Estado exerça a sua governança é preciso haver comprometimento com as normas éticas e com a moral contemporânea.

    Esqueceu de avisar isso aos governos brasileiros , questão totalmente ao contrário que vivemos kkkkk