-
[A] - Não existe ênclise com verbos no futuro do presente ou futuro do pretérito. O correto seria o uso de mesóclise, ou seja, "Dar-lhe-ei..."
[B] - CORRETA. De maneira geral os pronomes são atrativos. Nesse caso, trata-se de pronome indefinido, o que não nos resta dúvidas.
[C] - Pronome indefinido é palavra atrativa. Portanto, o correto seria "Nada me faz rir"
[D] - Pronome demonstrativo, ao contrário do que todos dizem, não obriga a próclise. Portanto, tanto a próclise quanto a ênclise são facultativas. O motivo que poderia justificar o erro nesta alternativa é a eufonia. Talvez.... (Fonte: "Gramática para Concursos", de Fernando Pestana, págs. 392-393)
-
GABARITO B
CASOS DE PRÓCLISE (Pronome Oblíquo Átono antes do verbo)
1) Palavras com sentido negativo: Não, Nem, Nunca,Jamais,Ninguém, Nenhum, ...;
2) Advérbio curto (sem vírgula): Já, Agora, Assim, Também, Sempre, Mais, Menos, Pouco, ...;
3) Conjunções Subordinativas: Se, Caso, Embora, Quando, Enquanto, Como, Que, ...;
4) Gerúndio precedido de EM;
5) Pronome Relativo: Que, O qual, Onde, Cujo, ...;
6) Pronomes Indefinidos; Tudo, Nada, Ninguém, Qualquer, ...;
7) Pronome Demonstrativo: Isso, Aquilo, Isto, Aquele, Este, Esse, ...;
bons estudos
-
A questão nos traz o assunto de colocação dos pronomes e quer que encontremos a alternativa correta.
a) A alternativa apresenta erro, pois o verbo apresentado está no futuro do pretérito, sendo assim, o pronome deverá estar intercalado com o verbo, fazendo o evento da mesóclise( dar-lhe-ei). Incorreta.
b) A questão está perfeita, porque o pronome indefinido(todo, nenhum, algum...) atrai a próclise, ou seja, pronome antes do verbo. (Todos se alegraram). Correto.
c) O erro da questão foi trazer o pronome para depois do verbo, pelo motivo de ter uma expressão negativa( nada , nunca, jamais...) atraindo o pronome para trás do verbo. O uso correto seria da próclise ( nada me faz...). Incorreta.
d) Aqui o erro está em colocar o verbo para frente do verbo, quando na verdade o certo seria o uso da próclise, por causa do aparecimento do pronome "aquele". Quando tivermos esses pronomes demonstrativos o certo é usar a próclise( aquilo me incentivou). Incorreta.
GABARITO B