SóProvas


ID
2271451
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um Analista de Suporte iniciou uma LAN com 10 máquinas, utilizando o equipamento I com a função de interligar os computadores. Mas a rede apresentava bastante lentidão, pois enquanto 2 máquinas se comunicavam as 8 restantes tinham que esperar. Ele trocou o I pelo equipamento II que cria uma série de canais exclusivos em que os dados do computador de origem são recebidos somente pela máquina destino. Com isso, a rede não ficava mais congestionada e era possível estabelecer uma série de conexões paralelas. Com o aumento do número de computadores da rede, o Analista passou a utilizar o equipamento III, que, além de estabelecer a comunicação entre 2 máquinas, também escolhe a melhor rota que a informação deve seguir até seu destino. Este equipamento detecta obstáculos e encontra sempre a rota mais rápida para enviar dados, mesmo que o caminho percorrido seja maior.

Os equipamentos I, II e III mencionados acima são, correta e respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    Hub (concentrador)Os hubs são usados para ligar os vários dispositivos que compõem uma rede, computadores, impressoras ou outros. O termo hub é usado para se referir a um dispositivo de rede que liga os computadores entre si, mas na realidade ele serve também de repetidor, isto porque ele passa ou repete toda a informação que recebe para todas as suas portas. Os hubs podem ser usados para estender um rede, mas isso faz com que circule nesta um tráfego desnecessário, já que ele envia a mesma informação para todos os dispositivos de rede. São perfeitamente viáveis para redes pequenas, no entanto, nas redes em que o tráfego seja intenso é altamente aconselhável substituir o hub por um switch.

     

    Dica: o huB é o "Burro", repete a informação pra todos os dispositivos. o swItch é o "Inteligente", direciona a informação direto para o dispositivo receptor.

     

    Switches → são aparelhos bastante semelhantes aos hubs, tendo como principal diferença a forma como transmitem dados entre os computadores. Enquanto hubs reúnem o tráfego em somente uma via, um switch cria uma série de canais exclusivos em que os dados do computador de origem são recebidos somente pela máquina destino.

     

    ROTEADORES ( melhor ROTA)

    Usados em redes de maior porte, os roteadores têm como principal vantagem atuar de forma mais inteligente que os switches. Além de estabelecer a comunicação entre duas máquinas, esses dispositivos também possuem a capacidade de escolher a melhor rota que a informação deve seguir até seu destino. Com isso, a velocidade de transferência é maior e a perda de dados durante a transmissão diminui consideravelmente.

    Fonte: http://www.tecmundo.com.br/roteador/9586-quais-as-diferencas-entre-hub-switch-e-roteador-.htm

  • Cassiano Messias lero-lero.

    O que todos querem saber é estático x dinâmico.

    A questão cita "escolhe a melhor rota que a informação deve seguir até seu destino", em outras palavras que o equipamento é responsável por escolher a melhor rota, sem a interferência manual do administrador da rede. Isso é roteamento dinâmico.

     

    https://en.wikipedia.org/wiki/Static_routing

    Static routing is a form of routing that occurs when a router uses a manually-configured routing entry, rather than information from a dynamic routing traffic. In many cases, static routes are manually configured by a network administrator by adding in entries into a routing table, though this may not always be the case.

     

    https://en.wikipedia.org/wiki/Dynamic_routing

    Dynamic routing, also called adaptive routing, describes the capability of a system, through which routes are characterized by their destination, to alter the path that the route takes through the system in response to a change in conditions.

  • Resposta letra C.

    Vamos lá...

    Existem basicamente dois tipos de roteadores:
    Estáticos: este tipo é mais barato e é focado em escolher sempre o menor caminho para os dados, sem considerar se aquele caminho tem ou não congestionamento;

    .
    Dinâmicos: este é mais sofisticado (e conseqüentemente mais caro) e considera se há ou não congestionamento na rede. Ele trabalha para fazer o caminho mais rápido, mesmo que seja o caminho mais longo. De nada adianta utilizar o menor caminho se esse estiver congestionado. Muitos dos roteadores dinâmicos são capazes de fazer compressão de dados para elevar a taxa de transferência.

    .
    Os roteadores são capazes de interligar várias redes e geralmente trabalham em conjunto com hubs e switchs. Ainda, podem ser dotados de recursos extras, como firewall, por exemplo.

  • Só conhecia o ROTAMENTO ESTATICO ou DINAMICO. Agora, ROTEADOR (o equipamento em sim) ESTATICO e DINAMICO.. novidade :/