SóProvas


ID
2271760
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Aeronáutica
Assuntos

O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA instituiu a Resolução 01/1986, que estabelece que o licenciamento ambiental dependerá da elaboração de Estudo de Impacto Ambiental ─ EIA ─ e respectivo Relatório de Impacto Ambiental ─ RIMA ─, inclusive no caso de aeroporto. Para atender ao Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos Regionais, o CONAMA instituiu a resolução 470/2015, que estabelece procedimento simplificado para o licenciamento ambiental de aeroportos regionais, considerados de baixo potencial de impacto ambiental. Assinale, entre as opções que se seguem, aquela que não seria um exemplo de documento com o qual o processo simplificado para ampliação dos aeroportos regionais deverá ser instruído:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Questão bem específica. Vejamos o que diz a norma 470/2015:

    Art. 10. O procedimento simplificado deverá ser instruído com:

    I - estudo preliminar de engenharia, contendo no mínimo, alocalização, a descrição e as plantas da situação existente e dasatividades a serem executadas, bem como a respectiva Anotação deResponsabilidade Técnica - ART; Letra D

    II - RAS e PCA, elaborados em conformidade com os AnexosII e III, desta Resolução; Letra B e C

    III - documentos, autorizações e outorgas legalmente exigíveis,conforme o caso, por força de normas federais, estaduais emunicipais circunscritas ao licenciamento ambiental; Letra E

    -

    Sobre a alternativa A:

    Art. 4º O processo de licenciamento para regularização ambiental deverá ser instruído com o RCA, elaborado em conformidadecom o Termo de Referência constante do Anexo I.

    Portanto, segundo esta norma, para a regularização ambiental de aeroportos é instruido o PCA. A questão pede para ampliação, por isso o RCA não é solicitado.