Gabarito Letra D
Risco de distorção relevante
Risco de a distorção relevante já existir nas DCs antes da auditoria.
Dois componentes:
-risco inerente
-risco de controle
Risco inerente
É um risco da entidade, existe independentemente de existir ou não processo de auditoria ou controles internos operantes. É um risco que pode ser agravado pela característica de uma área interna ou pela atividade da entidade.
Risco de controle
Também é um risco da entidade, que existe independentemente de existir ou não processo de auditoria. É o risco de que uma distorção, seja causada por erro ou fraude, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.
bons esstudos
Risco de Amostragem – é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.
Risco de Auditoria – é o risco de que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.
Risco de Detecção – é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.
Risco de Distorção Relevante – é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria. Consiste em dois componentes, descritos a seguir no nível das afirmações:
· Risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados;
o Risco atrelado à entidade, suas atividades e/ou áreas específicas dentro desta. Este risco independe de qualquer sistema de controle interno, pois é atrelado ao objeto, à atividade fim / meio.
· Risco de controle é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.
o Risco de o controle interno ser falho.