-
Gabarito Letra E
Item III ERRADO
No campo limitações devem aparecer coisas como:
-dificuldades esperadas no trabalho seja por questões internas ou externas
-dificuldades de comunicação
-dificuldades de entendimento do ambiente
Nada relacionado com a equipe de auditoria ou limitação de escopo.
bons estudos
-
Complementando o comentário do Renato:
Ferramenta útil para facilitar a elaboração do trabalho e subsidiar as decisões sobre a estratégia metodológica a ser empregada na Auditoria é a Matriz de Planejamento (MP).
A MP é um papel de trabalho que visa a documentar os trabalhos específicos para cada fiscalização a ser realizada, tornando=a mas sistemática e dirigida, detalhando o que for necessário ao entendimento dos pontos de controle e procedimentos que serão aplicados em termos de natureza, oportunidade e extensão, de forma a servir como guia e meio de controle de sua execução.
A MP deve nortear os procedimentos de fiscalização mediante o estabelecimento do cronograma e das ações prioritárias que serão desencadeadas pelos membros da equipe de Auditoria para proceder aos exames, às provas, às entrevistas, às aplicações de questionários, aos testes e às amostragens. Deverão, ainda, ser considerados os riscos envolvidos, o escopo dos trabalhos necessários à obtenão dos elementos probatórios e as evidências de auditoria.
A MP detalhará os planos de ação, voltados para orientar e controlar a execução dos procedimentos de fiscalização, descrevendo os procedimentos a serem aplicados, com a finalidade de obter evidências adequadas a fim de possibilitar a formação de uma opinião. Entretanto, serão consideradas apenas como guia mínimo, a ser utilizado no transcurso dos exames; não devendo, em qualquer hipótese, limitar a aplicação de outros procedimentos julgados necessários diante das circunstâncias.
A MP não deve deixar dúvidas acerca:
1) Das áreas ou questões mais relevantes em uma determinada fiscalização, previamente selecionadas;
2) do foco do trabalho de fiscalização;
3) Da possibilidade de se alcanlar bons resultados com o trabalho;
4) Da minimização dos riscos de prorrogações dos trabalhos e desgastes com as gerências;
5) do Equacionamento das expectativas e surpresas ao final da execução, facilitando a discussão do trabalho com as gerências em bases objetivas.
A MP, bem como toda a fase de planejamento, deve ser revisada e atualizada sempre que novos fatos recomendarem, antes ou durante o desenvolvimento dos trabalhos.
Geralmente, a disposição da Matriz de planejamento (em colunas) é dada da seguinte maneira:
Objetivo: Enunciar de forma clara e resumida o objetivo da fiscalização
Questões de Auditoria / Informações Requeridas / Fontes de Informação / Detalhamento do Procedimento / Possíveis Achados
Exemplo:
Questão de Auditoria: Há fracionamento de despesas com a utilização indevida da dispensa por pequeno valor (art. 24, incisos I e II, da Lei 8.666/93)?
Informações Requeridas:
- Gastos com dispensa de licitação;
(...)
Fontes de Informação:
- Processos licitatórios de contratação direta;
(...)
Detalhamento...Prcedimento de auditoria aplicável;
(...)
Possíveis achados:
- Fuga à licitação em virtude de fracionamento de despesas;
- Contratação direta indevida em virtude de falta de planejamento.
(...)
-
Neste caso, Limitações está diretamente relacionada com possíveis dificuldades na realização da auditoria.
-
Matriz de Planejamento é uma ferramenta cujo objetivo é “esquematizar” as informações relevantes de um trabalho de auditoria, que servirão de base para sua execução e para o detalhamento do escopo. Deve ser elaborada em planilha eletrônica, dispondo, nas colunas, os respectivos campos:
1. Questões de auditoria: é a determinação do que se pretende com a execução dos trabalhos, devendo ser formulada como pergunta, que será aquilo que se quer responder com o desenvolvimento do trabalho;
2. Informações requeridas: são os documentos e ou dados que os servidores técnicos entendem necessários e suficientes para responder as questões de auditoria;
3. Fontes de informação: é a identificação, preferencialmente formal, da(s) pessoa(s), físicas ou jurídicas, que fornecerão as informações requeridas, bem como os bancos de dados e ou sistemas de informação dos quais foram retirados;
4. Procedimentos de coletas de dados: são os critérios e as técnicas utilizados para selecionar e capturar os dados que serão analisados;
5. Procedimentos de análise de dados: são os métodos e técnicas utilizados para verificar a fidedignidade, conformidade, completude, veracidade e pertinência dos dados coletados;
6. Membro responsável: se refere ao servidor técnico que realizará o procedimento citado anteriormente;
7. Limitações: são os fatores que dificultam ou restringem a obtenção das informações requeridas;
Possíveis achados: descrição do parâmetro de análise, detalhando respostas que se pretende para a questão de auditoria, considerando o procedimento de análise realizado e, principalmente, quais objetivos específicos do trabalho atendem tal resposta. Ressalte-se a importância do preenchimento correto deste campo para que não se tenham informações nem análises de dados que não atendam a pelo menos um objetivo do trabalho.
Objetivos do trabalho: [Breve descrição do objeto e do problema de auditoria que pretende solucionar a partir das questões levantadas].
-
Onde que está o objetivo na matriz de planejamento?
-
GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia
Questão aborda aspectos gerais da Matriz de Planejamento, segundo o Manual de Auditoria Operacional do TCU. Uma vez definidos o problema e as questões de auditoria, a equipe deverá elaborar a matriz de planejamento. Trata-se de quadro resumo das informações relevantes do planejamento de uma auditoria.
Analisando cada item:
I. No campo "Objetivo" deve-se enunciar de forma clara e resumida o objetivo da auditoria.
Item correto. A partir do conhecimento construído durante a análise preliminar do objeto de auditoria, a equipe deverá definir o objetivo da auditoria por meio da especificação do problema e das questões de auditoria que serão investigadas. O objetivo deve esclarecer também as razões que levaram a equipe a sugerir um determinado tema e enfoque, caso estes não tenham sido previamente definidos na deliberação que determinou a realização da auditoria.
II. No campo "Questões de Auditoria", apresentam-se, em formas de perguntas, os diferentes aspectos que compõem o escopo da auditoria, visando satisfazer o objetivo.
Item correto. A questão de auditoria é o elemento central na determinação do direcionamento dos trabalhos de auditoria, das metodologias e técnicas a adotar e dos resultados que se pretende atingir. Ao formular as questões e, quando necessário, as subquestões de auditoria, a equipe está, ao mesmo tempo, estabelecendo com clareza o foco de sua investigação, as dimensões e os limites que deverão ser observados durante a execução dos trabalhos.
III. No campo "Limitações" devem ser especificados os prazos definidos e os recursos humanos e materiais que limitarão o escopo da auditoria.
Item errado. Nesse elemento da Matriz de Planejamento, a equipe de auditoria deve especificar as limitações inerentes à estratégia metodológica adotada, às características das informações que se pretende coletar e às condições operacionais de realização dos trabalhos. Qualquer problema relativo à utilização de dados existentes e às suas possíveis limitações deve constar da matriz de planejamento. A equipe deve indicar a alternativa a ser adotada para minimizar os riscos correspondentes aos resultados esperados decorrentes das limitações identificadas.