RAID 10 (ou RAID 1+0) – Mirroring e Striping
Em uma implementação RAID 1+0, os dados são segmentados através de grupos de discos espelhados, isto é, os dados são primeiro espelhados e para depois serem segmentados.
Além de ser uma configuração que proporciona o mesmo nível de performance proporcionado pelo RAID 01, o RAID 10 proporciona mais tolerância à falhas que o RAID 01.
Conclusão
Nos dois casos (0+1 ou 1+0), a perda de um único disco não resultará na falha do sistema RAID. A diferença aparece no caso da perda de um segundo disco que dependendo do disco, o sistema RAID 0+1 ficaria em desvantagem sobre o sistema RAID 1+0. Uma outra diferença é na velocidade de recuperação, porque caso ocorra uma falha de disco, no sistema RAID 1+0 será necessário apenas re-espelhar um disco, ao contrário do sistema RAID 0+1 que será necessário espelhar todo um conjunto segmentado. Portanto não se esqueça que RAID 01 é diferente de RAID 10.
https://goo.gl/tE7R4W
Gabarito D
O RAID 1+0, ou 10, exige ao menos 4 discos rígidos. Cada par será espelhado, garantindo redundância, e os pares serão distribuídos, melhorando desempenho. Até metade dos discos pode falhar simultaneamente, sem colocar o conjunto a perder, desde que não falhem os dois discos de um espelho qualquer — razão pela qual usam-se discos de lotes diferentes de cada ‘lado’ do espelho. É o nível recomendado para bases de dados, por ser o mais seguro e dos mais velozes, assim como qualquer outro uso onde a necessidade de economia não se sobreponha à segurança e desempenho.
Vantagens:
segurança contra perda de dados;
pode falhar um ou dois dos HDs ao mesmo tempo, dependendo de qual avaria.
Desvantagens:
alto custo de expansão de hardware (custo mínimo = 4N HDs);
os drivers devem ficar em sincronismo de velocidade para obter a máxima performance.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !