SóProvas


ID
2272591
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As restrições que se aplicam à linguagem jornalística são relacionadas com os registros de linguagem, o processo de comunicação e os compromissos ideológicos. Em se tratando de registros de linguagem, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A língua nacional é um conjunto homogêneo, no qual não se abrigam usos regionais ou discursos especializados.
II. A linguagem formal é mais durável e tende a preservar usos linguísticos do passado. Imposta pelo sistema escolar é uma espécie de segundo idioma que aprendemos e que pode servir como índice de ascensão social.
III. A linguagem coloquial é espontânea, de raiz materna, refere a realidade comunitária, regional, imediata; alguns de seus cometimentos são passageiros, outros terminam por se formalizar, incorporando-se à literatura e à escola.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

     

    "I. (ERRADA) A língua nacional não é um conjunto homogêneo. Dentro dela se abrigam usos regionais, discursos especializados e pelo menos dois registros de linguagem: o formal, próprio da modalidade escrita e das situações tensas, e o coloquial, que compreende as expressões correntes na modalidade falada, na conversa familiar, entre amigos.

     

    II. (CERTA) A linguagem formal é mais durável e tende a preservar usos lingüísticos do passado. Imposta pelo sistema escolar, é uma espécie de segundo idioma que aprendemos e que pode servir como índice de ascensão social.

     

    III. (CERTA) A linguagem coloquial é espontânea, de raiz materna, reflete a realidade comunitária, regional, imediata; alguns de seus cometimentos são passageiros, outros terminam por se formalizar, incorporando-se à literatura e à escola."

     

    Livro: Linguagem jornalística. Nilson Lage. São Paulo: Ática, 2003.