SóProvas


ID
2272993
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Novo Gama - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        Texto 03

                        Nuvem escura sobre a COP 22

Governantes de diversos países que se reuniram na semana passada na Conferência do Clima da ONU (COP 22), no Marrocos, se viram forçados a gastar boa parte do tempo em debates sobre uma ameaçadora nuvem escura que pairou sobre suas cabeças. A tal nuvem tem nome e sobrenome: Donald Trump, presidente eleito dos EUA, que _______¹(insistir) em afirmar que não honrará o Acordo de Paris assinado por Barack Obama e mais 194 líderes mundiais visando ___² redução de poluentes – o objetivo é manter o aquecimento global abaixo dos dois graus centígrados. Os EUA são a segunda nação mais poluidora do mundo, atrás apenas da China, mas Trump diz que o aquecimento da Terra é manobra do governo chinês para que os americanos desacelerem a sua indústria. É inegável a importância do Acordo de Paris, e prova disso é que o presidente da França, François Hollande, marcou presença com um discurso duro e intransigente em relação ao cumprimento, por parte dos EUA, de todos os compromissos assumidos anteriormente. “Uma promessa de esperança não pode ser traída, ela tem de ser cumprida. Aqui em Marrakesh nós somos os guardiões da letra e do espírito do Acordo de Paris”, disse ele. Segundo Hollande, “aquilo que nos une”, independentemente de diferenças religiosas, convicções políticas e patamares de desenvolvimento social e econômico, é “termos em comum a salvação de nosso planeta”. Outro líder que se destacou foi o secretário de Estado americano, John Kerry, ainda que prestes a deixar o cargo: “Não posso falar pelo próximo governo, mas garanto que os americanos apoiam o Acordo de Paris de forma majoritária”. Na quinta-feira 17, pelo menos 360 empresas nos EUA fizeram uma carta ao Congresso exigindo a redução de poluentes. Como se vê, o que não faltam são tentativas de fazer o acordo andar, mas a nuvem pesada segue escurecendo o caminho.

http://istoe.com.br/nuvem-escura-sobre-cop-22/ 

No trecho “Os EUA são a segunda nação mais poluidora do mundo, atrás apenas da China, mas Trump diz que o aquecimento da Terra é manobra do governo chinês para que os americanos desacelerem a sua indústria. (__________) É inegável a importância do Acordo de Paris, e prova disso é que o presidente da França, François Hollande, marcou presença com um discurso duro e intransigente em relação ao cumprimento, por parte dos EUA, de todos os compromissos assumidos anteriormente.” Do texto 03, as duas orações estão separadas por ponto. Se quiséssemos uni-las, acrescentando uma conjunção, a única cujo sentido se adequaria à relação entre as duas orações seria:

Alternativas
Comentários
  • Entratanto é uma conjunção adversativa, o que corresponde a desconformidade dos periodos subsequentes em relação ao período antecedente. 

     

  • Adversativa - Oposição, contraste --> Entretanto

  • Discordo. Afrase seguinte não está sendo adversativa e sim interligando a frase anterior.

  • Pelo contexto ,a resposta poderia ser as alternativas A,B e C.. Porém as duas primeiras sao conj. CONCLUSIVAS.. Acertei por exclusão mesmo.. :/

  • Gabarito: letra C

    A oração está exprimindo uma ideia de ressalva, compensação. Ou seja, Trump não concorda com o acordo, PORÉM ele (o acordo) é necessário para salvar o planeta. Mais ou menos isso o que o trecho do comando da questão está passando.

  • a questão cabe apenas uma alternativa, diferente do que alguns falaram.

    Tentem ler o texto sem pensar nas alternativas e depois as observem.

    Se leram o texto, observarão que as ideia tornam-se contrárias, portanto apenas a alternativa "c" fica coerente com o texto.

  • Sem ler todo o texto fica complicado acertar essa questão. Lendo so o trecho da a entender a ideia de conclusão.  

  • acho difícil esse tipo de questão...eu lei as duas orações separadas e ñ consigo identificar se caberia um porém ali ou um conclusão ou uma explicação. na minha cabeça poderia ser o que o autor quisesse.

  • A pergunta dessa questão já dá a resposta quando ela diz "qual conjunção"

  • APESAR DA NÃO CONCORDÂNCIA DE TRUMP;ELE TEM OUTRA VISÃO, O ACORDO É CONTRÁRIO AO SEU POSICIONAMENTO, OU SEJA, CABE ENTRETANTO. O ACORDO ESTÁ SE OPONDO A IDEIA DE TRUMP.

  • ENTRETANDO= ADVERSATIVA IDEIAS DE OPOSIÇÃO OU CONTRÁRIAS.

  • Galera, como matei a questão:

    “Os EUA são a segunda nação mais poluidora do mundo, atrás apenas da China, mas Trump diz que o aquecimento da Terra é manobra do governo chinês para que os americanos desacelerem a sua indústria, portanto é inegável a importância do Acordo de Paris, e prova disso é que o presidente da França, François Hollande, marcou presença com um discurso duro e intransigente em relação ao cumprimento, por parte dos EUA, de todos os compromissos assumidos anteriormente."

    • Vejam que cabe perfeitamente a conjunção, dando ideia de causa e consequência, porém logo na alternativa B temos outra expressando a mesma finalidade, logo uma anula a outra, se não teríamos dois gabaritos.

    “Os EUA são a segunda nação mais poluidora do mundo, atrás apenas da China, mas Trump diz que o aquecimento da Terra é manobra do governo chinês para que os americanos desacelerem a sua indústria, por isso é inegável a importância do Acordo de Paris, e prova disso é que o presidente da França, François Hollande, marcou presença com um discurso duro e intransigente em relação ao cumprimento, por parte dos EUA, de todos os compromissos assumidos anteriormente."

    • A mesma situação da A.

    “Os EUA são a segunda nação mais poluidora do mundo, atrás apenas da China, mas Trump diz que o aquecimento da Terra é manobra do governo chinês para que os americanos desacelerem a sua indústria, entretanto é inegável a importância do Acordo de Paris, e prova disso é que o presidente da França, François Hollande, marcou presença com um discurso duro e intransigente em relação ao cumprimento, por parte dos EUA, de todos os compromissos assumidos anteriormente."

    • Coube na frase, fez sentido e deu continuidade ao raciocínio pretendido, de concessão.

    “Os EUA são a segunda nação mais poluidora do mundo, atrás apenas da China, mas Trump diz que o aquecimento da Terra é manobra do governo chinês para que os americanos desacelerem a sua indústria, já que é inegável a importância do Acordo de Paris, e prova disso é que o presidente da França, François Hollande, marcou presença com um discurso duro e intransigente em relação ao cumprimento, por parte dos EUA, de todos os compromissos assumidos anteriormente."

    • Veja que nem sentido fez, o texto não ficou coerente, portanto incorreto.

    Sobretudo, acho imprescindível o estudo das conjunções, isso foi só uma explicação com intuito de ajudar no entendimento. Além de empregar as conjunções com assertividade, temos também que preservar a coesão e coerência do texto, e isso aprendemos na interpretação, praticando.