"Sistema de Distribuição Indireta
A alimentação dos aparelhos, das torneiras e peças da instalação é feita por meio de reservatórios. Há duas possibilidades: por gravidade e hidropneumático.
Distribuição por Sistema Hidropneumático
A escolha por um sistema hidropneumático para distribuição de água depende de inúmeros fatores, destacando-se os aspectos arquitetônicos e estruturais, facilidade de execução e instalação das canalizações e localização do reservatório inferior. Muitas vezes, torna-se mais conveniente a distribuição de água por meio de um sistema hidropneumático, dispensando-se o uso do reservatório superior. Além dos fatores anteriormente mencionados, uma análise econômica, que leve em conta todos os custos das partes envolvidas, fornecerá os elementos necessários para a escolha definitiva do sistema predial de distribuição de água.
Distribuição por Gravidade
A distribuição é feita através de um reservatório superior que por sua vez é alimentado, diretamente pela rede pública ou por um reservatório inferior.
Vantagens dos Sistemas de Distribuição Indireta
- Fornecimento de água de forma contínua, pois em caso de interrupções no fornecimento, tem-se um volume de água assegurado no reservatório;
- Pequenas variações de pressão nos aparelhos ao longo do dia;
- Permite a instalação de válvula de descarga;
- Golpe de aríete desprezível;
- Menor consumo que no sistema de abastecimento direto."
Fonte: INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA - USP - 2002
errada a questão 3.
Golpe de aríete não pode acontecer somente na tubulação de recalque, mas na distribuição até os pontos de utilização também. Um exemplo são válvulas de descarga de bacias sanitárias que com fechamento brusco, desreguladas quanto ao tempo de fechamento, podem causar o golpe de aríete.
E levando em consideração o que a NBR define como sistema de distribuição:
conjunto de tubulações constituído de barriletes, colunas de distribuição, ramais e sub-ramais, ou de alguns destes elementos, destinado a levar água aos pontos de utilização.