SóProvas


ID
2273242
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmações abaixo sobre qualidade e assinale a alternativa correta.

I. Depois dos desperdícios, a segunda inconveniência que a Toyota procurou evitar foi a maneira tradicional de enfrentar os problemas do processo produtivo, ou seja, olhando cada defeito de forma pontual sem buscar as causas.
II. O conjunto de técnicas e soluções que a Toyota implantou ficou conhecido como sistema de produção enxuta, por causa de sua orientação para economia de recursos.
III. Nos anos 50, a indústria ocidental tinha muito do que para os japoneses era desperdício de esforços, materiais, espaço e tempo.

Alternativas
Comentários
  • D) .7. Just-in-time
    O sistema just-in-time foi uma revolução na gestão de materiais, pois trouxe uma nova visão para o processo produtivo. O sistema tradicional, de “empurrar” a produção para a frente, ou seja, eu produzo e depois vejo como farei para vender para o cliente, deixou de ser visto como interessante nestes novos tempos de globalização e mercados cada vez mais competitivos.
    De acordo com o just-in-time, o processo produtivo se inverte. Só é produzido o que já tem demanda certa. Dessa maneira, é conhecido como um sistema que “puxa” a produção.
    Para que esse sistema funcione, são necessárias uma parceria e uma troca de informações, antes impensáveis entre os fornecedores e clientes dentro da cadeia de produção. A competição no relacionamento entre comprador e vendedor deve dar lugar à colaboração.
    Assim, imagine que você trabalhe em uma montadora de automóveis. Você não quer um estoque grande dentro de sua fábrica, pois isso acarreta custos (como já vimos antes).
    Entretanto, para que seja possível ao seu fornecedor lhe entregar todos os dias os itens de que você precisará, é necessário que ele tenha tanto garantia de que você comprará dele quanto conhecimento de quantos itens serão necessários. Ele deve conhecer, a fundo, as necessidades do seu processo produtivo.
    Ou seja, nesse sistema, o seu fornecedor deve ser encarado como parceiro e não como adversário. Assim, ele ganhará no volume e na garantia de ter você como cliente, e você terá uma confiabilidade maior no fornecimento que lhe possibilitará ter poucos estoques de segurança.
    Dessa maneira, esse método acarreta uma diminuição tremenda dos estoques, pois a empresa recebe constantemente os materiais de que necessitará, muitas vezes diariamente.

  • Gabarito: D

    O Sistema de Produção Enxuta, também conhecido como Lean Manufacturing, Produção Lean, Lean Thinking, Produção Puxada, ou TPS (Toyota Production System – em português – Sistema Toyota de Produção), é um sistema de produção elaborado pela Toyota entre 1948 e 1975, que integra o Lean Manufacturing, Just-in-Time (JIT), Kanban e o nivelamento de produção ou Heijunka.

    Esse sistema é visto como uma filosofia de gerenciamento que procura otimizar a organização de forma a atender às necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e a moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando não só manufatura, mas todas as partes da organização. Em outras palavras, a Produção Enxuta visa a eliminação progressiva do desperdício, pelo fluxo contínuo com que os processos produtivos ocorrem, pela produção segundo a demanda do cliente, no tempo e na quantidade por este estabelecidos e, por fim, pela relação próxima e de parceria com fornecedores.

    Fonte: https://sistemasprodutivos.wordpress.com/sistema-de-producao-enxuta/

  • I .... olhando cada defeito de forma pontual sem buscar as causas.(???)

  • Danilo, eu tb fiquei confuso quando li sem prestar muita atenção. Leia de novo que vai entender,
  • Exatamente Danilo, 


    I. Depois dos desperdícios, a segunda inconveniência que a Toyota procurou evitar foi a maneira tradicional de enfrentar os problemas do processo produtivo, ou seja, olhando cada defeito de forma pontual sem buscar as causas.

    Ou seja, passaram a buscar as causas, não apenas eliminar os defeitos.

    Espero que tenha ajudado. ;)

  • Essa banca só dá mancada. Pegadinhas do tipo da alternativa I são desnecessárias, só ajudam a tirar ponto do candidato que estudou.

  • Quando em dúvida na IBFC, marque todas as alternativas corretas. Geralmente é a resposta.

  • Marina Araújo concordo com vc, já respondi algumas questão da IBFC e geralmente é todas as afirmações corretas kkkkkk

  • Só acertei pq não havia a opção II e III corretas, cai lindamente na pegadinha da I, ou seja, tem que usar o português à risca e ficar atento à regra de pontuação, ele não usou vírgulas (após "pontual") para restringir as causas.

  • Como eu estava em dúvida, marquei: todas as alternativas estão corretas...depois fui pesquisar...kkk

  • Entendi a primeira agora... Ele evitou a maneira tradicional que era resolver os problemas pontuais sem buscar as causas!!!

    Quem vem resolvendo virado fica nessa!!!!!