SóProvas


ID
2273275
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A classificação das estratégias pode se basear nos tipos de desafios que a organização deve resolver para se adaptar ao ambiente. Miles e Snow identificaram quatro estratégias ou padrões de adaptação, que refletem diferentes taxas de mudanças de produtos e mercados. Assinale a alternativa que não condiz com uma dessas estratégias.

Alternativas
Comentários
  • Estratégia Defensiva:

    Caracterizada por um estreito domínio de produto-mercado, são organizações muito eficientes na sua área e raramente precisa de grandes ajustes em sua tecnologia, estrutura ou método de operação.

    Estratégia Prospectora

    Aplicadas nas organizações que continuamente procuram por oportunidades no mercado, inovação de produtos e processos, devido a isso, essas organizações não são completamente eficientes.

    Estratégia Analítica

    Adotadas por organizações que operam em dois tipos de domínio produto-mercado, um relativamente estável e outro em mudança. Podeser vista como híbrido das estratégias defensiva e prospectora.

    Estratégia Reativa

    Utilizada pelas organizações em que os administradores frequentemente percebem mudança e incerteza ocorrendo em seu ambiente organizacional, mas são incapazes de responder efetivamente a isso. Nessa organização falta uma consistente relação entre a estratégia-estrutura.

     

    Fonte: Adaptado de Silva Filho e Cândido (2003).

  • Essas são as estratégias (comportamentos) genéricas segundo Miles e Snow. Conforme em minha própria literatura:

     

    Para esses autores, a estratégia deve ser classificada conforme os desafios que a organização encontra e precisa se adaptar.  Foram identificados quatro comportamentos estratégicos, que refletem os diferentes cenários de produtos ou mercado.

     

                Comportamento defensivo: Imagine um restaurante altamente especializado em vender hambúrgueres, dificilmente ele irá querer vender tapioca, correto? É exatamente essa característica que se reflete no comportamento defensivo. Basicamente, acontece com empresas que tem um foco de atuação muito estreito e definido, e por esses motivos dificilmente se aventurariam em novos desafios, como na venda de novos produtos ou na exploração de novos segmentos. Essas organizações, nas palavras de Maximiano, raramente modificariam sua tecnologia, estruturas ou sistemas operacionais.

     

                Comportamento prospectivo: Aqui existe uma busca constante por novos desafios no mercado, o foco é em criatividade e inovação. Lembram do planejamento prospectivo? Sugiro a releitura do tópico planejamento por cenários. As organizações que atuam com comportamento prospectivo criam situações de incerteza, que muitas vezes podem servir como exemplo para todo o mercado.  Com toda essa inovação constante e as incertezas, essas organizações tendem a ser um pouco ineficientes, uma vez que economia não é a palavra chave de inovação.

     

                Comportamento analítico: O “X” da questão aqui é entender que as empresas caracterizadas como detentoras de um comportamento analítico atuam em dois mercados (ou segmentos), sendo um estável e outro instável (em mudança). No cenário estável, a organização atua sem grandes ações inovadoras e / ou radicais. Já para o cenário instável, a organização procura acompanhar as "loucuras" do mercado, adaptando-se às necessidades impostas pelo ele, e acompanhando as inovações da concorrência.

     

                Comportamento reativo: As organizações que têm este comportamento são as que respondem ao mercado apenas quando são forçadas por pressões do cenário. Por isso a estratégia é um comportamento de reação. Imagine a cena: Todas as empresas da cidade vendem açaí na tigela, além de em copos, menos a sua, pois já está acomodada a vender apenas no copo descartável. Surge uma lei que ou a obrigue a vender também em tigelas, ou diminui os impostos para quem oferece também na tigela. Naturalmente, dada essa pressão ambiental, a sua organização fará a adaptação, como forma de reação à turbulência.

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
    Conheça esse trabalho!

  • Obrigado aos colegas. Seria interessante saber-mos o erro do item e não uma explanação completa do conteúdo.

  • Miles e Snow adotaram 4 estratégias OU ADAPTAÇÕES ÀS MUDANÇAS DE PRODUTO OU MERCADO. Avaliando as alternativas:

     

    a) O comportamento de defesa é característico das empresas que têm foco muito estreito, são altamente especializadas e relutam em procurar oportunidades novas ou atuar em situações diferentes daquelas a que estão acostumadas.

     

     b) A prospecção é a marca das empresas que continuamente procuram novas oportunidades no mercado e fazem tentativas para lidar com ameaças emergentes.

     

     c) RESPOSTA. O comportamento sintético é característico de organizações que sintetizam ações para produtos diferenciados. 

     

     d) O comportamento analítico é característico das organizações que atuam em dois mercados, um relativamente estável e outro em processo de mudança.

     

     e) O comportamento de reação caracteriza as empresas que atuam em ambientes turbulentos e em constante mudança, mas a alta administração é incapaz de dar respostas eficazes.

  • Estratégia Defensiva ---> Caracterizada por um estreito domínio de produto-mercado, são organizações muito eficientes na sua área e raramente precisa de grandes ajustes em sua tecnologia, estrutura ou método de operação.

    Estratégia Prospectora ---> Aplicadas nas organizações que continuamente procuram por oportunidades no mercado, inovação de produtos e processos, devido a isso, essas organizações não são completamente eficientes.

    Estratégia Analítica ---> Adotadas por organizações que operam em dois tipos de domínio produto-mercado, um relativamente estável e outro em mudança. Podeser vista como híbrido das estratégias defensiva e prospectora.

    Estratégia Reativa ---> Utilizada pelas organizações em que os administradores freqüentemente percebem mudança e incerteza ocorrendo em seu ambiente organizacional, mas são incapazes de responder efetivamente a isso. Nessa organização falta uma consistente relação entre a estratégia-estrutura

  • Vezuvio, o erro da questão é que a letra C não se enquadra nas quatro estratégias descritas por Miles e Snow. 

  • Estratégias de Miles e Snow:

     

    - Prospectiva;

    - Defensiva;

    - Analisadora;

    - Reativa.

     

    Fonte: Richard Daft; Organizações: Teoria e Projetos.

     

    Como podemos perceber, "comportamento sintético" nem faz parte das estratégias.

     

    Gabarito: C