-
Sabe o que é pior? Você estudar igual a um maluco, lendo a LRF, 4320, Mcasp... E o examinador tirar a questão de um site na internet. E mais, isso não estar expresso no edital !!!! Aff, vida de concurseiro é uma merda, até a aprovação.
Dá-se o nome de finanças ao estudo da circulação do dinheiro. Este ramo da economia trata de analisar a obtenção, a gestão e a dministração de fundos. Já, o adjectivo público/pública diz respeito ao que é comum a toda a sociedade ou ao que é do conhecimento geral.
As finanças públicas são compostas pelas políticas que instrumentam o gasto público e os impostos. É desta relação que irá depender a estabilidade económica do país e a sua entrada em défice ou excedente.
O Estado é o responsável pelas finanças públicas. O principal objectivo estatal através das finanças públicas é o fomento da plena ocupação e o controlo da demanda agregada.
O Estado intervém portanto nas finanças através da variação da despesa pública e dos impostos. A despesa pública é o investimento que realiza o Estado em vários projectos de interesse social. Para poder concretizar os investimentos, isto é, manter a despesa pública, as autoridades devem assegurar-se de arrecadar impostos, os quais são pagos por todos os cidadãos e pelas empresas de uma nação.
A despesa pública, por outro lado, pode funcionar como estímulo (ou incentivo) do consumo. O Estado está em condições de criar postos de trabalho (empregos), conferindo assim salários às pessoas e dinheiro para despender/consumir.
Regra geral, os impostos estão associados aos rendimentos das pessoas: quanto maiores os rendimentos, mais elevados são os impostos a pagar. Há ainda impostos que são considerados recessivos, que afectam da mesma forma a população com menores rendimentos como as classes altas.
Fonte: http://conceito.de/financas-publicas
GABARITO A
-
Absurdo de questão...
-
Alguém duvida que o autor da questão deva ser o dono do site?
-
A despesa pública é o investimento que realiza o Estado em vários projetos de interesse social??
Achei graves indícios de CONOTAÇÃO, rs.
-
que questão mal formulada!!
-
Jurava que era uma questão do CESPE, dado o nível de DEMÊNCIA dos enunciados.
-
Questão mal formulada. Enunciado péssimo. "...e os impostos"
-
Assim fica fácil pra quem pagou pelo gabarito passar.
Puramente sem noção!
-
Questão LIXO.
-
Questão mal formulada:
I. As finanças públicas são compostas pelas políticas que instrumentam o gasto público e os impostos
Como assim, imposto é espécie do gênero tributo, a lei não individualiza o imposto.
II. O Estado é o responsável pelas finanças públicas
Sim, está correto! Inclusive usando Estado com E maiúsculo para diferenciar de estado como sinônimo de província
III. A despesa pública é o investimento que realiza o Estado em vários projetos de interesse social.
Aí entra o maior problema da questão, despesa pública é o conjunto de dispêncios realizados pelos entes públicos a fim de saldar gastos fixados na lei do orçamento ou em lei especial, visando à realização e ao funcionamento dos serviços públicos. A despesa faz parte do orçamento e corresponde às autorizações para gastos com as várias atribuições governamentais, (JUND, 2008).
O que viria a ser interesse social é um mistério.
GABARITO: A
-
Questão muito mal feita.
-
Tem nem o que falar de uma questão dessa...
-
o que eu marco: B (FFF)
gararito: A (VVV)
CESPE, quando bate aquela saudade ...
-
aoooo IBFC véia bruta
-
Tensa, parecia um nó na minha cabeça.kkk
-
E vamos de sorte no concurso kk