SóProvas


ID
2273530
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

O Sudoeste e a Casuarina

(Joel Silveira)

    Entre a fuga do vento Nordeste e o primeiro sopro frio do Sudoeste, há um instante vazio e ansioso: as cigarras calam, se eriçam as águas da lagoa e as casuarinas, que se balançavam indolentes, imobilizam-se na rigidez morta e reta dos ciprestes. Os urubus debandam das palmeiras, os pescadores recolhem as velas, e daqui da varanda vejo os lagartos procurarem medrosos os seus esconderijos. “É o sudoeste”, penso, e logo ele chega carpindo penas e desgraças que não são suas.

    “Estou vindo do mar alto, trago histórias”, diz ele com a sua voz agourenta. Ao que responde, enfastiada, a Casuarina: “Detesto as tuas histórias”.

    Também eu, porque sei o que significa pra mim o pranto desatado e frio. Logo esta varanda, que o Nordeste amornara para o meu sono, estará tomada por tudo o que o vento ruim traz consigo: a baba do oceano doente, a escuma amarela e pútrida, o calhau sangrento, o grito derradeiro dos náufragos, os olhos esbugalhados das crianças afogadas que não entenderam o último instante, o hálito pesado do marinheiro que morreu bêbado e blasfemo, o lamento do grumete que o mastaréu partido matou e atirou ao mar.

    Assim são as histórias do Sudoeste. Ouvindo-as (e tenho de ouvi-las, como se elas viessem de dentro de mim, como se por dentro eu tivesse mil frinchas por entre as quais o Sudoeste passa e geme) ressuscito os meus mortos e minhas tristezas e a eles incorporo a amargura dos incertos e a angústia sobressaltada dos que têm medo – tão minhas agora. E vejo, destacada na escuridão como uma medusa no mar, a mão lívida do meu pai morto, imobilizada no gesto, talvez amigo, que não chegou a ser feito; e os pequenos dentes do meu irmão Francisco, que morreu sorrindo; e escuto, nos soluços do vento, aquele terrível convulso regougar de Maria que a morte levou num mar de sangue e vômito; e tremo e me apavoro, não por receio de não ter enterrado para sempre meus mortos, mas por medo de tê-los enterrado antes de ter pago tudo o que lhes devia.

Vocabulário:

Casuarina – espécie de árvores e arbustos

Cipreste – planta usada para arranjos às quais se associa a ideia de tristeza

Carpindo – capinar

Calhau – pedra de pequena dimensão

Grumete – graduação mais inferior da Marinha

Mastaréu – mastro pequeno

Regougar – soltar a voz

Considere o fragmento abaixo para responder à questão seguinte.

“as cigarras calam, se eriçam as águas da lagoa e as casuarinas, que se balançavam indolentes, imobilizam-se na rigidez morta e reta dos ciprestes.”(1º§)

Ocorre, nessa passagem destacada, um predomínio de orações:

Alternativas
Comentários
  • Na passagem, há predomínio de orações sem dependência sintática entre si; coordenadas, portanto. Vejam: "as cigarras calam; as águas se eriçam; as casuarinas imobilizam-se".

    Gab.: E.

  • Vamos direto ao ponto e sem lenga lenga?

     

    O trecho retirado está ligado de forma coordenada ao núcleo "instante". Perceba que podemos inserir tal núcleo entre as partes separadas por vírgula.

     

    "No instante que as cigarras calam, no instante que se eriçam as aguas da lagoa...."

     

    Gab. E

     

  • Eu não aguento mais tanta questão repetida!

  • Ja escrevi várias vezes para o site reclamando dessas questões repetidas mas, não fazem nada. Acho que é pra fazer número.

  • 1ª as cigarras calam,___________________________________________==> Coordenada Assindética 
    2ª se eriçam as águas da lagoa___________________________________==> Coordenada Assindética 
    3ª e as casuarinas, imobilizam-se na rigidez morta e reta dos ciprestes____==> Coordenada Sindética aditiva [e]
    4ª ,que se balançavam indolentes, ________________________________==> Subordinada Adjetiva Explicativa (entre vírgulas)

  •  b) subordinadas adjetivas. - Tem que ter pronome relativo = que: com valor de o(s), qual(is), a(s), qual(is), para retormar.

     c) subordinadas substantivas. - Tem que ter conjunção integrante = que: com valor de "isso, disso"

     d) reduzidas - Verbos no infinitivo, gerúndio ou particípio

     e) coordenadas - Orações independentes (GABARITO).

  • O lado bom das questões repetidas que elas reforçam ainda mais o conhecimento, mas o lado ruim é que o filtro do Qconcursos coloca estas questões quase que em consequência.

  • DOS CIPRESTES = Adjunto adnominal

  • Pessoal as questões são repetidas porque foram para a mesma prova mas para cargos diferentes, e o Qconcurso disponibiliza as provas completas....

  • "...,que se balançavam indolentes,..." - O. SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA - acrescentam uma informação sobre o antecedente (casuarinas), devem ser marcadas por VÍRGULAS.

  • Replicando o Melhor comentário :

    b) subordinadas adjetivas. - Tem que ter pronome relativo = que: com valor de o(s), qual(is), a(s), qual(is), para retormar.

     c) subordinadas substantivas. - Tem que ter conjunção integrante = que: com valor de "isso, disso"

     d) reduzidas - Verbos no infinitivo, gerúndio ou particípio

     e) coordenadas - Orações independentes (GABARITO).