SóProvas


ID
2274190
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

RAID (Redundant Arrays of Inexpensive Disks) ou arranjos redundantes de discos baratos, segundo Silberschatz (2016), é uma técnica de organização de discos, que normalmente é utilizada para resolver questões de desempenho e confiabilidade. Um esquema de RAID pode ser organizado em vários níveis, sendo que cada um desses níveis possui características que o determina e fazem com que um ou outro seja utilizado. Acerca do RAID, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra D. O software de gerenciamento de volume pode implementar o RAID fora (DENTRO) do Kernel e na camada de softwaredo  sistema

    Fonte livro Sistemas Operacionais com Java . pagina 355

    Por Abraham Silberschatz

  • Não sei se o meu raciocínio está correto, mas chamadas ao hardware obrigatoriamente tem que passar pelo kernel, não?

  • Alessanderson, na verdade, depende. Em sistemas operacionais monolíticos, como o Windows e o Linux, sim. Porém, em sistemas operacionais baseados no conceito de microkernel, os drivers de dispositivos de hardware atuam no espaço de usuário. Em processadores que trabalham com o modo real (antes do 80286 da família x86), essa diferenciação nem faz sentido e os programas têm acesso direto ao hardware (e à memória).
  • Se trocar a palavra implementar por ACESSAR, eu acho que a alternativa estaria correta. O raid é implementado a nível de kernel.