-
Gabarito - Letra B
CF/88
(Letra A) - Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.
(Letra B) - Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição. - E NÃO SOBERANO!!!!
(Letra C) - Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...)
(Letra D) - Os direitos e garantias fundamentais estao no Título II da CF/88.
TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
(...)
CAPÍTULO V
DOS PARTIDOS POLÍTICOS
bons estudos!
-
GABARITO - LETRA B
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece que a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos.
DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.
-
LETRA B - errada.
Quem exerce soberania é a República Federativa do Brasil. Os entes (U, E, DF e M) exercem autonômia.
-
soberania não é autonomia :)
gabarito: B
-
ERRADO
ARTIGO 18 DA CF - A ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL COMPREENDE A UNIÃO, OS ESTADOS, O DF E OS MUNICÍPIOS, TODOS AUTÔNOMOS, NOS TERMOS DESTA CONSTITUIÇÃO.
-
Desse jeito a banca coloca a frente quem não estudou
-
A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL QUE É DOTADA DE SOBERANIA. U, E , M, DF, NÃO POSSUEM SOBERANIA, COMO ENTES FEDERADOS QUE SÃO POSSUEM AUTONOMIA!
-
Se fossem soberanos, teríamos uma CONFEDERAÇÃO e não uma FEDERAÇÃO!
Lembrando que a nossa autonomia não é grande, muito pelo contrário, há uma certa centralização na figura da União, o que demonstra ser a nossa Federação do tipo CENTRÍFUGA/COOPERATIVA.
Abraço e bons estudos.
-
GAB: letra B
---
b) A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece que a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos.
OBS: Soberana é somente a República Federativa do Brasil.
-
GAB: B
República Federativa do Brasil = SOBERANIA
União, Estados, DF e Municípios = AUTONOMIA
-
PESSOAL O MATERIAL DA RAYSSA SILVA É RUIM DEMAIS, NEM PERCA TEMPO EM OLHAR
-
GABARITO LETRA BBBBBBBB.
TODOS ELES TEM AUTONOMIA.
-
Gabarito Letra B
A U. E, DF e M são autônomos e não soberanos.
-
A República Federativa do Brasil é SOBERANA, apenas.
-
AUTÔNOMOS
Diogo França
-
A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa de 1988 dispõe sobre organização do Estado. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.
A- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 25: Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição".
B- Incorreta. Os entes são autônomos, não soberanos. A soberania é fundamento da República, vide alternativa C. Art. 18, CRFB/88: "A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.
C- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político. Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".
D- Correta. O título II da Constituição, "Dos direitos e garantias fundamentais", é dividido em cinco capítulos: direitos individuais e coletivos (art. 5º), direitos sociais (arts. 6º a 11), direitos de nacionalidade (arts. 12 e 13), direitos políticos (arts. 14 a 16) e direitos relacionados à participação em partidos políticos e à sua existência e organização (art. 17).
O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B (já que a questão pede a incorreta).