SóProvas


ID
2275039
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das técnicas mais utilizadas para a garantia de um ambiente de trabalho organizado e produtivo é o método “5S”, sobre o qual é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • B) Mello (2011) = O programa é aparentemente simples, mas demanda uma grande mudança de mentalidade nos membros da organização.21 Seu nome é baseado nas iniciais das palavras seiri, seiso, seiton, seiketsu e shitsuke.

    A primeira palavra, seiri, significa organização. Mas não somente no sentido popular que conhecemos – de organizar o que está “bagunçado”. O conceito vai mais além, de dar um destino ao que não nos traz mais utilidade, de priorizar o que é mais importante, de só manter em estoque o que realmente será necessário.

    Já a palavra seiton normalmente é traduzida como arrumação. Nesse passo, devemos manter as coisas nos seus devidos lugares, para que sempre saibamos onde podemos encontrar cada papel ou ferramenta.

    No caso do termo seiso, o passo significa a limpeza do ambiente de trabalho. Ninguém gosta de trabalhar em um lugar sujo e malcuidado, não é mesmo? Os japoneses acreditam que um local limpo e asseado gera um melhor relacionamento das pessoas com seu ambiente de trabalho e impacta positivamente na qualidade e na produtividade.
    Por isso, devemos manter as ferramentas e máquinas limpas, além de produzir menos resíduos e detritos no trabalho, para que não seja necessário tanto trabalho para limpar o ambiente.

    O próximo termo, seiketsu, está também relacionado com os anteriores e significa higiene. Aqui não falamos somente da higiene pessoal e da limpeza do ambiente, mas também da eliminação de tudo que possa significar risco para a saúde.22
    Assim, envolve uma boa sinalização dos riscos do ambiente, redução dos diversos ruídos no ambiente, a devida utilização dos aparelhos de segurança, entre outros fatores.

    Finalmente, o termo shitsuke significa disciplina para manter a execução dos passos anteriores e manter o ambiente saudável. De nada adianta fazer esses passos durante uma semana e depois “relaxar” e voltar a fazer as coisas como antigament

  •  L O U S A - metodologia Japonesa

    5 S ( Senso de Limpeza, Senso de Ordenaão, Senso de Utiliação, Senso de Saúde, Senso de Autodisciplina)

    Senso de Limpeza -  MANTER AMBIENTE LIMPO;

    Senso de Ordenação/arrumação - MANTER OS MATERIAIS ORGANIZADOS;

    Senso de Utiliação - DEIXAR FÁCIL O QUE REALMENTE É NECESSARIO NO AMBIENTE DE TRABALHO;

    Senso de Saúde - MANTER MATERIAS JUNTOS (LAPIS COM LAPIS, LIVROS COM LIVROS);

    Senso de Autodisciplina - MANTER ORDEM NO LOCAL SUJOU LIMPOU, USOU GUARDOU.

     

     

     

     

  • Senso de saúde e higiene: padronizar! - Seiketsu.

  • RESPOSTA: B (Senso de arrumação visa identificar e arrumar todas as coisas, para que qualquer pessoa possa localizá-las facilmente.)

  • GAB. B

    LOUSA

    1) SEISO – Senso de Limpeza: define a importância de eliminar a sujeira, resíduos ou mesmo objetos estranhos ou desnecessários ao ambiente. Trata-se de manter o asseio do piso, armários, gavetas, estantes, etc. 

    2) SEITON – Senso de Organização / Ordem / Arrumação: importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Tudo deve estar bem próximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local específico.

    3) SEIRI – Senso de Utilização: utilizar materiais, ferramentas, equipamentos, dados, etc. com equilíbrio e bom senso. Onde é realizado o descarte ou realocação de tudo aquilo considerado dispensável para realização das atividades. 

    4) SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde: fixação de padrões de cores, formas, iluminação, localização, placas, etc. Como abrange também o conceito de saúde, é importante que sejam verificados o estado dos banheiros, refeitórios, salas de trabalho, etc. afim de que sejam identificados problemas que afetam a saúde dos colaboradores como os problemas ergonômicos, de iluminação, ventilação, etc.

    5) SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina: cumprimento e comprometimento pessoal para com as etapas anteriores. Este senso é composto pelos padrões éticos e morais de cada indivíduo. Esta etapa estará sendo de fato executada quando os indivíduos passam a fazer o que precisa ser feito mesmo quando não há a vigilância geralmente feita pela chefia ou quando estendem estes conceitos para a vida pessoal demonstrando seu total envolvimento.