SóProvas


ID
2276296
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as Redes de Atenção em Saúde, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  a)historicamente tem seu início na última década em países com baixo desenvolvimento sócioeconômico, visando oferecer serviços de saúde a populações menos favorecidas. ERRADO - O modelo tem seus primórdios em 1920, no Reino Unido. 

     

     b)tem como foco as especialidades e subespecialidades médicas, centradas em hospitais com grande densidade tecnológica. ERRADO - A RAS é centrada nas APS. 

     

     c)há evidências, provindas de vários países, de que as Redes de Atenção em Saúde melhoram os resultados sanitários e econômicos dos sistemas de atenção à saúde. CORRETO

     

     d)a forma de ação do sistema de saúde é fragmentada, reativa e episódica, acionada pela demanda das pessoas usuárias. ERRADO - A forma de atenção das RAS é fundamentada na prevenção, promoção, longitudinalidade do cuidado... 

     

     e)nas Redes de Atenção a organização territorial se dá por territórios político-administrativos definidos por uma lógica política. ERRADO - A delimitação dos territórios podem ocorrer a partir de critérios geográficos, socioculturais, epidemiológicos, etc...

  • As Redes de Atenção em Saúde são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.

    A origem das Redes de Atenção à Saúde (RAS) data da década de 1920, mais especificamente no Reino Unido, quando foi elaborado o Relatório Dawson, como resultado de um grande debate de mudanças no sistema de proteção social daquele país após a I Guerra Mundial. No Brasil, o tema tem sido tratado por diversos pesquisadores e teóricos da área, e data do final da década de 90. Portanto a alternativa A está errada, porque o RAS vem sendo implantado a mais de uma década e, além disso, não visa somente as populações menos favorecidas, mas sim, todo o sistema de saúde e toda a população.

    Fundamentais para o uso racional dos recursos e para estabelecer o foco gerencial dos entes de governança da RAS, estruturam-se por meio de arranjos produtivos conformados segundo as densidades tecnológicas singulares, variando do nível de menor densidade (APS), ao de densidade tecnológica intermediária, (atenção secundária à saúde), até o de maior densidade tecnológica (atenção terciária à saúde). Alternativa B está errada.

    No Brasil, é possível identificar um esforço para a implantação de diversas RAS nos sistemas municipais e estaduais de saúde. Isto porque há na literatura internacional uma vasta gama de evidências de que essas redes podem melhorar a qualidade clínica, os resultados sanitários e a satisfação dos usuários. Ao mesmo tempo, reduzem os custos dos sistemas saúde. Alternativa C está correta.

    As RAS preconizam uma contraposição ao modelo centrado na doença e em especial no atendimento à demanda espontânea e na agudização das condições crônicas. Há necessidade de uma organização que construa a intersetorialidade para a promoção da saúde, contemple a integralidade, considere as vulnerabilidades de grupos ou populações e suas necessidades, fortalecendo as ações sobre as condições crônicas. Alternativa D está errada.

    População e território definidos com amplo conhecimento de suas necessidades e preferências que determinam a oferta de serviços de saúde. As regiões de saúde são espaços territoriais complexos, organizados a partir de identidades culturais, econômicas e sociais, de redes de comunicação e infra-estrutura de transportes compartilhados do território.  Alternativa E está errada.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Implantação das Redes de Atenção à Saúde e outras estratégias da SAS / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4175045/mod_resource/content/1/Apostila%20MS%20-%20RAS_curso%20completo-M%C3%B3dulo%202-APS%20nas%20RAS%20-%20Pg%2031-45.pdf

    http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2011/img/07_jan_portaria4279_301210.pdf