SóProvas


ID
2278177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O aço é fabricado de acordo com as seguintes etapas sequenciais: redução do minério de ferro em alto forno, refino em aciaria e laminação para finalização do produto. A respeito desse processo, julgue o item que se segue.

Na transformação do ferro-gusa em aço, o refino é feito em fornos especiais, mediante a queima do excesso de carbono por injeção de nitrogênio a alta pressão e adição de elementos de liga.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. A aciaria é a unidade de uma usina siderúrgica onde existem máquinas e equipamentos voltados para o processo de transformar o ferro gusa em diferentes tipos de aço.

    O principal destes equipamentos é o convertedor, que é um tipo de forno, revestido com tijolos refratários e que transforma o ferro gusa e a sucata em aço. Uma lança sopra oxigênio em alta pressão para o interior do forno, produzindo reações químicas que separam as impurezas, como os gases e a escória. A principal reação química no convertedor ocorre entre o oxigênio injetado e o carbono presente no ferro gusa, gerando gases que são eliminados no convertedor. Estes gases se combinam e retiram o carbono do gusa, dando origem ao aço. 

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aciaria

  • A descarbonetação é realizada na aciaria em fornos do tipo LD com sopro de oxigênio por cima, QBOP com sopro de oxigênio por baixo e o Bessemer com sopro de ar por baixo, justamente com a reação do oxigênio com o carbono que forma monóxido de carbono. No caso do forno Bessemer, que envolve ar atmosférico o nitrogênio não realiza reação nenhuma, sendo apenas um gás de resfriamento que acaba sendo indesejável na composição do aço.

  • Os elementos químicos principais da reação são o Carbono e o oxigênio. O nitrogênio é um gás inerte, que age como "elemento neutro" nessa reação de alto forno. O oxigênio é soprado pela parte de cima ou pela parte de baixo a depender do forno usado.