SóProvas


ID
2278690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Estudos realizados no Brasil a partir da década de 90 do século passado concluíram que o processo de aquisição da língua de sinais pelas crianças surdas ocorre em período análogo à aquisição de uma língua oral-auditiva por crianças ouvintes.

Ronice Quadros et al. Ideias para ensinar português para alunos

surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006 (com adaptações).

Com relação à aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue o item subsecutivo.

A língua de sinais é efetivamente a primeira língua dos surdos, devendo as práticas educacionais fundamentadas no bilinguismo considerarem as especificidades dessa língua nas estratégias de alfabetização da criança surda.

Alternativas
Comentários
  • O bilingüismo possibilita ao surdo adquirir/aprender a língua que faz parte da comunidade surda. O trabalho bilíngüe educacional respeita as particularidades da criança surda, estabelecendo suas capacidades como meio para essa criança realizar seu aprendizado. Esta proposta também oferece o acesso à língua oral e aos conhecimentos sistematizados, priorizando que a educação deve ser construída a partir de uma primeira língua, a de sinais, para em seguida ocorrer a aquisição da segunda língua, o português (oral e/ou escrito).

    O sujeito deve adquirir a língua de sinais, como primeira língua, de forma natural e uma segunda língua, a língua da sociedade ouvinte majoritária (oral e/ou escrita), construídas por intermédio das bases linguísticas obtidas por meio da língua de sinais. http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a14v2691.pdf