SóProvas


ID
2278867
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No planejamento de comunicação, a análise de FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), ou SWOT (do inglês strenghts, weaknesses, opportunities and threats) é uma ferramenta usada para

Alternativas
Comentários
  • Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.

  • Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise SWOT, em inglês, ou FOFA, em português, consiste em verificar a situação de aspectos internos e de aspectos externos para tomada de decisões, formulação de estratégias e priorização das ações. Situa-se na fase de pesquisa do Planejamento de Comunicação.

    No âmbito interno, encontramos os pontos fortes e fracos, ambos sob controle direto da organização e, portanto, podem ser configurados e aprimorados. Os pontos fortes referem-se às habilidades, competências, recursos e fatores situacionais positivos. Os pontos fracos dizem respeito às limitações internas, carências e dificuldades que podem impactar negativamente o desempenho organizacional.

    No âmbito externo, temos as oportunidades e as ameaças, ambas sob controle do mercado e de questões mais abrangentes, como a política e economia do país. As oportunidades são fatores ou tendências favoráveis que podem ser aproveitados pela organização (como o aquecimento da economia para aumentar as vendas). Já as ameaças são aspectos ou tendências externas desvantajosas, que podem prejudicar a subsistência, frear o crescimento ou levar a organização a adotar novos caminhos de atuação (como a entrada de um concorrente de peso no mercado).

    Vamos analisar as alternativas e identificar a opção certa:

    A) Errado. A análise SWOT não é uma ferramenta usada para levantar as especificidades de demandas orçamentárias. Essa importante etapa é feita durante a fase de Planejamento e busca determinar quanto de recurso será necessário para patrocinar as ações.

    B) Errado. A análise SWOT não é uma ferramenta usada para mapear os públicos e/ou as partes interessadas. Essa atividade é realizada durante a etapa de Pesquisa, e baseia-se na teoria situacional dos públicos desenvolvida por Grunig & Hunt (1984).

    C) Errado. A análise SWOT não é uma ferramenta usada para identificar a opinião pública para nela interferir. Para que possamos conhecer a opinião dos públicos faz-se necessário realizar pesquisas de opinião.

    D) Errado. A análise SWOT não é uma ferramenta usada para estabelecer a necessidade de comunicação integrada (esforço conjunto de várias subáreas da comunicação organizacional – como publicidade, jornalismo, relações públicas, editoração, por exemplo – para entregar mensagens adequadas aos públicos, de acordo com seus objetivos – mercadológico, institucional ou interno). Esse modo de trabalhar a comunicação é definido do planejamento estratégico de comunicação.

    E) Certo. A análise SWOT é uma ferramenta usada para compreender os cenários (internos e externos) e para estabelecer estratégias.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa E é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.