SóProvas


ID
2279458
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Mogi das Cruzes - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando a origem, formação e conceito de Estado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão que misturou muitos conceitos e autores.

    A.  Paz de Westfalia, é o marco da Diplomacia  Moderna, e deu inicio ao conceito de Estado Nação.

    B. CORRETA

    C. O autor de O Leviatã foi Thomas Hobbes.

    D. O autor de O Contrato Social foi Jean-Jacques Rousseau

    E. Contratualismo e Liberalismos surgiram muito tempo depois de Aristóteles.

  • GABARITO:   B

    -----------------------------------------------------------

     

    A origem do Estado

     

    Deve-se a Nicolau Maquiavel (1469-1527) a inclusão desse termo na literatura política, através do seu livro (PRÍNCIPE), escrito em 1513, publicado após sua morte em 1531, com a afirmação: "Todos os Estados todos os domínios que tiveram e tem poder sobre os homens, são Estados e ou Republicas ou Principados".

  • Aristóteles era adepto a teoria natural

  • Letra B

    As 3 terias contratualistas são:

    * Hobbes /Defesa do Estado Absolutista/ 1588-1679/  "O leviatã" (1651) ==> Os homens são maus, egoístas; o homem é um lobo para outro homem. Estado de guerra de todos contra todos.

    * Locke / Defesa do Estado Liberal. Defesa do individualismo (o indivíduo precede o Estado)/  1632-1704/ (Naturalista) ==> Os homens são bons, livres e independentes, iguais, pacíficos e seguros. Estado de Paz e harmonia

    * Rousseau /  Defesa do Estado democrático/ 1712-1778 (Influenciado pela revolução francesa) "O contrato social"==>  Homens são bons, livres, espontâneos, moralizados e felizes.

     

     

    Mas o primeiro a falar este termo, "ESTADO", foi Maquiavel no livro "O Príncipe", publicado em 1531.

    Aristóteles nasceu (385 a.C) muito antes do contratualismo e liberalismo (sécs XVII e XVIII).

  • Letra "B" é a correta

    O primeiro teórico a utilizar a palavra Estado para denominar uma sociedade política foi Maquiavel, na obra O Príncipe, de 1513.

  • Ótima questão

  • Para mim, isso é história, não constitucional.

  • Aos que pensam que a questão foge do tema Direito Constitucional, uma dica: Não pule aquela primeira parte "chata e entediante" do livro de D. Constitucional. A pergunta requer o conhecimento de Teoria do Estado. No inicio do pensamento de um Constitucionalismo moderno, o que se pretendia adquirir era a Organização do Estado e a Limitação do Poder Estatal. Pensar em uma Constituição sem a figura do Estado é algo que simplesmente não existe.

  • acertei a questão, mas confesso que foi confusa.

    Quem fez curso de direito leu ou ao menos viu um resumo de todos esses livros.

    Acertei pq lembrei do livro maquiavél ao qual disserta sobre o Estado e o poder que é "delegado" pelo povo como espécie de contrato. Lembro que menciona que qdo nascemos o contrato já está vigente e não podemos nos queixar que tem um superior dirigindo nossas vidas.

  • fuel fuel fueeeeell...

  • Esse é o tipo de questão que efetivamente mede conhecimentos.

  • É sério que tem quem estude isso para concursos? 

  • O que é contratualismo?

    Indica uma classe abrangente de teorias que tentam explicar os caminhos que levam as pessoas a formar estados e/ou manter a ordem social. Segundo os contratualistas, a sociedade é uma criação humana e não divina ou da natureza. A sociedade é criada por um contrato, um acordo entre os homens. 
    Defendiam essa ideia: Hobbes, Locke (tambem liberal), Rousseau.

    O que é Liberalismo?

    Conjunto de ideias éticas, políticas e econômicas da burguesia que se opunha à visão de mundo da nobreza feudal e combatia o absolutismo monárquico.

    Buscava o liberalismo individual com igualidade de direitos, a diminuição de poderes politícos com o ideal de que o melhor governo é aquele menos governa.

    Essa ideia do liberalismo também tinha peso na educação, onde acreditava-se que o governo não devia intervir na educação. 

    Fonte: leblanclerougeleble.blogspot

  • Tinha uma pegadinha, também!

    As alternativas b e c ivertinham o nome dos autores das obras!

  • A) ERRADA: A chamada Paz de Vestfália (ou de Vestefália, ou ainda Westfália), também conhecida como os Tratados de Münster e Osnabrück (ambas as cidades atualmente na Alemanha), designa uma série de tratados que encerraram a Guerra dos Trinta Anos e também reconheceram oficialmente as Províncias Unidas e a Confederação Suíça.tratado de Vestfália, assinado em 24 de outubro de 1648, em Osnabrück, entre Fernando III, Sacro Imperador Romano-Germânico, os demais príncipes alemães, França e Suécia, pôs fim ao conflito entre estas duas últimas potências e o Sacro Império.

     

    C) ERRADA: Jean Jacques Rousseau sua obra O contrato social. A obra Do Contrato Social, publicada em 1762, propõe que todos os homens façam um novo contrato social onde se defenda a liberdade do homem baseado na experiência política das antigas civilizações onde predomina o consenso, garantindo os direitos de todos os cidadãos, e se desdobra em quatro livros. JUSTIFICAÇÃO DO ESTADO: O poder do governo sempre precisou de crenças ou doutrinas que o justificassem, tanto para legitimar o comando quanto para legitimar a obediência.  A princípio, o poder do governo em nome e sob a influência dos Deuses, contanto assim, com uma justificação natural, aceitável pela simples crença religiosa. Mas, havia necessidade de uma firma justificação doutrinária do poder que foi se tornando cada vez mais imperiosa, até apresentar-se como problema crucial da ciência política.

     

    D) ERRADA: Thomas Hobbes (5 de abril de 1588 — 4 de dezembro de 1679) foi um matemático, teórico político e filósofo inglês, autor de Leviatã (1651) e Do cidadão (1651). Na obra Leviatã, explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de um governo e de uma sociedade fortes. No estado natural, embora alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais de forma a estar isento do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. Por isso, cada um de nós tem direito a tudo e, uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos (Bellum omnia omnes). No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com a guerra e, por isso, formam sociedades através de um contrato social.

     

    E) ERRADA: Aristóteles nasceu em 384 A.C., portanto, em período bem anterior ao Liberalismo.

  • Se souber um pouco de história, acerta por eliminação.

    Gabarito: B

  • Não achei q Maquiavel era tão antigo assim. 

  • Essa eu chutei e acertei kkk vergonha!

  • Essa questão é de fato de constitucional?

     

  • gostando ou não do tema, não dá para negligenciá-lo.

    Ele cai com frequência desde concursos mais difíceis do país até os medianos. Só em 2017, esse tema caiu na prova recente para promotor MPSP, juiz TJSP, juiz TJPR...  e eu lembro pq nunca quis estudar a sério Teoria da Constituição e errei todas as vezes em que chutei nas provas...   

  • Essa eu sabia com laranja

  • Como disse o amigo abaixo, um pouco de história ajuda muito na resolução destas questões.

    A "E" é absurda, pois sabemos que Aristóteles viveu na Grécia antiga, portanto muito antes do Liberalismo.

    Saber que Thomas Hobbes foi autor de O Leviatã e Rousseau foi o autor de O Contrato Social já materia mais duas alternativas (são obras extremamente clássicas).

    Já a alternativa "A" se refere ao período feudal, mas sabemos que no século XVI o mundo já caminhava para a formação dos Estados absolutistas (se ainda falasse lá pro Século X ou XI, daria pra confundir).

  • MANDA UMA MAIS DIFÍCIL...KKK

     

  • Cada chute um acerto..............................=)

  • Ue combrando história em concurso? Acho justo, mas avisa antes kkkk 

  • puts... nunca nem vi!

  • Caramba, jurava que o conceito de Estado já tinha sido usado antes.

  • Exigir saber a origem do termo "Estado", mormente quem foi o primeiro a utilizar, realmente me parece um conhecimento muito útil e pertinente à atuação de um procurador municipal de Mogi das Cruzes... tanto quanto saber de cor as obras clássicas e seus respectivos autores, sendo um absurdo confundir qual escreveu qual obra, uma vez que dar valor à decoreba e em detrimento do conteúdo é uma estratégia muito eficaz para selecionar bons servidores. Excelente questão, parabéns à banca.

  • Acertei a questão, mas confesso que por gostar de história!, essa é uma questão de vestibular.

  • A respeito da formação e conceito de Estado:

    a) INCORRETA. O Estado Feudal se iniciou com a queda do Império Romano, no século V; A Paz de Westfalia foi assinada no ano de 1648 (século XVII), como forma de encerrar a Guerra dos Trinta Anos ocorrida na Europa.

    b) CORRETA. Maquiavel descreve em sua obra O Príncipe o significado de Estado, no qual o principado deve ser forte e soberano, capaz de resistir a investidas estrangeiras, mantendo-se o poder.

    c) INCORRETA. A obra Leviatã é de autoria de Thomas Hobbes, publicada no século XVII.

    d) CORRETA. O erro da alternativa está na autoria, O Contrato Social é obra de Jean Jacques Rosseau.

    e) INCORRETA. Aristóteles pertenceu ao período clássico da Grécia Antiga, nascido em 384 a.C. O liberalismo teve início na Europa no século XVI, tendo por uma de suas premissas a contestação dos Estados Absolutistas da Idade Moderna.

    Gabarito do professor: letra B

  • O que essa questão está fazendo em HISTÓRIA DAS CONSTITUIÇÕES?

  • Resposta: B - O primeiro teórico a utilizar a palavra Estado para denominar uma sociedade política foi Maquiavel, em sua obra O Príncipe, em 1513.