SóProvas


ID
2280460
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sendo uma das principais funções administrativas, a Direção pode ser definida como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E:

    A direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados. Para que o planejamento e organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, através de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Para dirigir as pessoas, o administrador precisa saber comunicar, liderar e motivar. Enquanto as outras funções administrativas - planejamento, organização e controle - são impessoais, a direção constitui uni processo interpessoal que define as relações entre indivíduos. A direção está relacionada diretamente com a atuação sobre as pessoas da organização. Por essa razão, constitui uma das mais complexas funções da administração. Alguns autores preferem substituir a palavra direção por liderança ou influenciação. Outros ainda preferem o coaching.

     

    (CHIAVENATO, 2009)

  • LETRA E CORRETA 

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações 

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.

  • DIREÇÃO - COORDENAR, AJUSTAR, LIDERAR, MOTIVAR, INFLUENCIAR, PERSUADIR, CONVENCER, ORIENTAR, INTEGRAR

    FONTE: GIOVANNA CARRANZA

  • função DIREÇÃO = Pessoas, motivação, relações interpessoais....

  • Comentário das alternativas:

    a) Comparação da atuação com o que foi planejado. (atributo de controle)

    b) Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas). (é uma das funções da direção, mas não uma definição como um todo)

    c) Determinação antecipada de quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. (atributo de planejamento)

    d) Ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles. (atributo de organização)

    e) Orientação, assistência à execução, comunicação, motivação, enfim todos os processos por meio dos quais os administradores procuram influenciar seus subordinados. (Além do conceito de direção, é feito uma referência ao poder de influência que está implícito na direção)

    DIREÇÃO

    - Dirigir as tarefas para um único fim;

    - Comunicar;

    - Liderar;

    - Motivar.

     

  • Letra B também é função da direção, mas a alternativa E tem mais a ver com o conceito em si.

  •  b) Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas).

    Quem designa as atividades é a ORGANIZAÇÃO. A organização vai organizar a empresa, mostrar com o quê, onde e suas posições na empresa.

  • DIREÇÃO:

    Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Esse é o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa. A direção está relacionada com a ação e como se colocar em marcha e tem muito a ver com as pessoas. Está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos e não humanos das empresas. Assim, a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização com seus respectivos níveis hierárquicos.

    A função administrativa de Dirigir:

     Dirigir os esforços para um propósito comum

     Comunicar

     Liderar

     Motivar

    DEUS É CONTIGO!

    fonte: Profº Fábio Arruda QC

     

  •  a) Comparação da atuação com o que foi planejado. (Controle)

     

     b) Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas). (Organizar)

     

     c) Determinação antecipada de quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. (Planejamento)

     

     d) Ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles. (Organizar)

     

     e) Orientação, assistência à execução, comunicação, motivação, enfim todos os processos por meio dos quais os administradores procuram influenciar seus subordinados. (Direção) GABARITO

  • Designar tarefas = ORGANIZÃO

     

  • O administrador como dirigente de pessoas

    Para dirigir os subordinados, o administrador - em qualquer nível da organização em que esteja situado - precisa comunicar, liderar e motivar. Como não existem empresas sem pessoas, a direção constitui uma das mais complexas funções administrativas pelo fato de envolver orientação, assistência à execução, comunicação, motivação, enfim todos os processos por meio dos quais os administradores procuram influenciar seus subordinados para que se comportem dentro das expectativas e consigam alcançar os objetivos da organização.

    Chiavenato, pag: 175, ano: 2003

  • A) Controle

    B) Organização

    C) Planejamento

    D) Organização

    E) Direção

     

  • adm  é horrível

  • Segundo Idalberto Chiavenato, direção é função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.

    fonte: Administração Geral e Pública para concursos. Idalberto Chiavenato, São Paulo,  3 ed.2012.

  • ▪ Dirigir significa interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e orientação sobre como executá-los e garantir o alcance dos objetivos. A Direção corresponde à terceira função administrativa que compõe o processo administrativo, vindo depois do planejamento e da organização, e antecedendo o controle. Esta função está relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas e da aplicação dos recursos que compõem a organização.

    ▪ A Direção envolve a focalização nos membros organizacionais como pessoas e a abordagem de assuntos como liderança, motivação, comunicação, solução de conflitos, além do desenvolvimento de boas relações entre as pessoas e a criação de um excelente ambiente de trabalho.

     ▪ Segundo Robbins (2005, p. 33), em todas as organizações, é tarefa gerencial dirigi-las e coordená-las. Esta função é chamada também de Direção ou Liderança. Desta forma, "quando os gerentes motivam os funcionários, dirigem as atividades dos outros, selecionam o canal de comunicação mais eficaz ou solucionam conflitos entre seus membros, estão envolvidos na liderança".

    ▪ Ainda, de acordo com Maximiano (2004), há várias maneiras de fazer com que uma atividade seja executada: pessoalmente, junto com um grupo, em conjunto com outro indivíduo, delegando a outra pessoa ou grupo para que faça a atividade, enquanto você controla o desempenho e o fornecimento do produto ou serviço. Dirigir é apenas uma estratégia para fazer as atividades acontecerem, e a direção pode ser complementada por funções como autogestão, coordenação e liderança.


    DIRIGIR

    “Administrar pessoas para alcançar objetivos”

    Designar pessoas

    Liderar, orientar, coordenar esforços

    Incentivar, motivar

    Comunicar

      

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • As questões dessa banca são lindas.

  • LETRA E

  • Direção

    *** Motivar

    ***Liderar

    *** persuadir

    ***Comunicar

    ***acionar

    *** incentivar

  • A questão versou sobre as funções administrativas. Ela solicitou o item relacionado à função DIREÇÃO.

    A) "Comparação da atuação com o que foi planejado'.

    ➡ Incorreto, pois refere-se à função controle e não à direção.

    B) "Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas)".

    ➡ Incorreto, pois refere-se à função organização e não à direção.

    C) "Determinação antecipada de quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los".

    ➡ Incorreto, pois refere-se à função planejamento e não à direção.

    D) "Ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles".

    ➡ Incorreto, pois refere-se à função organização e não à direção.

    E) "Orientação, assistência à execução, comunicação, motivação, enfim todos os processos por meio dos quais os administradores procuram influenciar seus subordinados".

    ➡ Correto, pois refere-se, de fato, à função direção.

    GABARITO: LETRA E

  • A) Comparação da atuação com o que foi planejado. (CONTROLE)

    B) Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas). (ORGANIZAÇÃO)

    C) Determinação antecipada de quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. (PLANEJAMENTO)

    D) Ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles. (ORGANIZAÇÃO)

    E) Orientação, assistência à execução, comunicação, motivação, enfim todos os processos por meio dos quais os administradores procuram influenciar seus subordinados. (DIREÇÃO)

    Letra E ✅