-
GAB: A
a) ESTRATÉGICO
b) OPERACIONAL
c) TÁTICO
d) OPERACIONAL
e) OPERACIONAL
(ADM Geral e Pública para Concursos - Chiavenato)
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!
-
O controle estratégico – também denominado controle organizacional – é tratado no nível institucional da empresa e se refere geralmente aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de tempo é o longo prazo. Seu conteúdo é geralmente genérico e sintético.
CONTROLE ESTRATÉGICO DO PONTO DE VISTA HUMANO
Por controle social entendem-se todos os meios utilizados para induzir uma pessoa ou grupos de pessoas a corresponderem às expectativas de uma organização social ou da própria sociedade. As empresas tem o poder ou controle sobre as pessoas. A autoridade para exercer poder é geralmente institucionada por meio de documentos escritos, devidamente publicados para conhecimento geral das pessoas envolvidas.
CONTROLE TÁTICO
O controle tático é exercido ao nível intermediário das empresas, é denominado controle departamental ou controle gerencial. Refere-se aos aspectos menos globais da empresa. Sua dimensão de tempo é o médio prazo. Aborda geralmente cada unidade da empresa – como um departamento ou cada conjunto de recursos tomados isoladamente.
O controle ao nível operacional, é o subsistema de controle realizado ao nível da execução das operações.
Trata-se de uma forma de controle realizada sobre a execução das tarefas e operações desempenhadas pelo pessoal não administrativo da empresa. Neste sentido, o controle operacional se refere aos aspectos mais específicos da empresa. Neste sentido, o controle operacional se refere aos aspectos mais específicos, como as tarefas e as operações. Sua dimensão de tempo é o curto prazo, pois seu objetivo é francamente imediatista: avaliar e controlar o desempenho das tarefas e operações a cada momento. É também o subsistema de controle mais voltado para a realidade concreta da empresa: o seu dia-a-dia, em termos de tarefas realizadas.
-
Olha a pergunta: "[...] SÃO controles estratégicos:" rsrsrsrs
-
CONTROLE ESTRATÉGICO: balanço e relatórios financeiros; controle dos lucros e perdas; análise do retorno sobre o investimento.
CONTROLE TÁTICO: controle orçamentário e contabilidade de custos.
CONTROLE OPERACIONAL: disciplina; controle de estoques; programação just in time; planejamento de requisitos de materiais; controle de qualidade e ciclo PDCA.
ADM GERAL E PÚBLICA SÉRIE PROVAS E CONCURSOS, CHIAVENATO
-
GAB. A
TIPOS DE CONTROLES ESTRATÉGICOS
DEFINIÇÃO: Os controles estratégicos são denominados controles organizacionais: constituem o sistema de decisões de cúpula que controla o desempenho e os resultados da organização como um todo, tendo por base as informações externas – que chegam do ambiente externo – e as informações internas – que sobem internamente por meio dos vários níveis organizacionais.
A. BALANÇOS E RELATÓRIOS FINANCEIROS
É um tipo de controle do desempenho global que permite medir e avaliar o esforço total da organização
Feito a partir de balanços contábeis e relatórios financeiros.
B. CONTROLE DOS LUCROS E PERDAS
Proporciona uma visão sintética da posição de lucros ou perdas da organização em um determinado período, permitindo comparações com períodos anteriores e detecção de variações em algumas áreas ( como despesas de vendas ou lucro bruto sobre vendas) que necessitam de maior atenção por parte do administrador
C. ANÁLISE DO RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO ( RSI )
Técnica de controle global utilizda para medir o sucesso absoluto ou relativo da organização ou de uma unidade orgnizacional é a razão dos ganhos em relação ao investimento de capital
A análise de RSI permite que a organização avalie suas diferentes linhas de produtos ou unidades de negócio para verificar onde o capital está sendo mais eficientemente empregado.
Fonte: Chiavenato - Administração Geral e Pública para Concursos
CESPE - O demonstrativo de lucros e perdas constitui um tipo de controle estratégico que possibilita uma visão ampla acerca dos lucros alcançados por uma organização. CERTO
-
REFORÇANDO TATIANA
CONTROLE ESTRATÉGICO: balanço e relatórios financeiros; controle dos lucros e perdas; análise do retorno sobre o investimento.
CONTROLE TÁTICO: controle orçamentário e contabilidade de custos.
CONTROLE OPERACIONAL: disciplina; controle de estoques; programação just in time; planejamento de requisitos de materiais; controle de qualidade e ciclo PDCA.
-
Boa " Fellipe Diener "
-
Excelente mariana.
-
Idalberto Chiavenato
Administração Geral e Pública: Provas e Concursos
(4ª edição, págs. 382 e 383)
Os controles estratégicos são denominados controles organizacionais: constituem o sistema de decisões de cúpula que controla o desempenho e os resultados da organização como um todo, tendo por base as informações externas – que chegam do ambiente externo – e as informações internas – que sobem internamente por meio dos vários níveis organizacionais.
Existem vários tipos de controles estratégicos, entre eles:
* Balanço e relatórios financeiros: É um tipo de controle do desempenho global que permite medir e avaliar o esforço total da organização, em vez de medir simplesmente algumas partes dela.
* Controle dos lucros e perdas: O demonstrativo de lucros e perdas (L&P) proporciona uma visão sintética da posição de lucros ou de perdas da organização em um determinado período, permitindo comparações com períodos anteriores e detecção de variações em algumas áreas (como despesas de vendas ou lucro bruto sobre vendas) que necessitam de maior atenção por parte do administrador.
* Análise do retorno sobre o investimento (RSI): permite que a organização avalie suas diferentes linhas de produtos ou unidades de negócios para verificar onde o capital está sendo mais eficientemente empregado. Permite identificar os produtos ou unidades mais rentáveis, como melhorar outros que estão pesando de forma negativa na balança dos lucros. Com isso, proporciona a possibilidade de fazer uma aplicação balanceada do capital em vários produtos ou unidades organizacionais para alcançar um lucro global maior.
-
Controles Estratégicos - são denominados controles organizacionais: constituem o sistema de decisões de cúpula que controla o desempenho e os resultados da organização como um todo, tendo por base as informações externas e as informações internas.
Existem vários tipos de controles estratégicos, a saber:
▪ Balanço e Relatórios Financeiros - É um tipo de controle do desempenho global que permite medir e avaliar o esforço total da organização, em vez de medir simplesmente algumas partes dela. O tipo mais utilizado de controle global são os balanços contábeis e relatórios financeiros, ressaltando aspectos como o volume de vendas, volume de produção, volume de despesas em geral, custos, lucros, utilização do capital, retorno sobre o investimento aplicado e outras informações numéricas dentro de um inter-relacionamento que varia de uma organização para outra. Geralmente é um controle sobre o desempenho passado e sobre os resultados alcançados.
▪ Controle dos Lucros e Perdas - O demonstrativo de lucros e perdas (L&P) proporciona uma visão sintética da posição de lucros ou de perdas da organização em um determinado período de tempo, permitindo comparações com períodos anteriores e detectar variações em algumas áreas (como despesas de vendas ou lucro bruto sobre vendas) que necessitam de maior atenção por parte do administrador. Já que a sobrevivência do negócio depende de sua lucratividade, o lucro se coloca como importante padrão para a medida do sucesso da organização como uma totalidade. Quando aplicado a uma unidade específica, o controle sobre L&P se baseia na premissa de que o objetivo do negócio como um todo é gerar lucros, e cada parte da organização deve contribuir para esse objetivo. A capacidade de cada unidade organizacional atingir um determinado lucro esperado passa a ser o padrão adequado para medir seu desempenho e resultados.
▪ Análise do Retorno Sobre o Investimento (RSI) - Uma das técnicas de controle global utilizadas para medir o sucesso absoluto ou relativo da organização ou de uma unidade organizacional é a razão dos ganhos em relação ao investimento de capital. Trata-se de uma abordagem desenvolvida pela DuPont Company como parte do seu sistema de controle global. O sistema utilizado pela DuPont envolve os seguintes fatores na análise do RSI: A análise do RSI permite que a organização avalie suas diferentes linhas de produtos ou unidades de negócios para verificar onde o capital está sendo mais eficientemente empregado. Permite identificar os produtos ou unidades mais rentáveis, como melhorar outros que estão pesando negativamente na balança dos lucros. Com isso proporciona a possibilidade de fazer uma aplicação balanceada do capital em vários produtos ou unidades organizacionais para alcançar um lucro global maior.
Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime
-
A
-
A
-
Estoque, em regra, é operacional ou tático.
-
A questão versou sobre a função administrativa controle e a sua abrangência.
O controle pode ser estratégico (o mais abrangente da organização) , tático e operacional ( o mais local). São exemplos disso, os seguintes:
Controle Estratégico ( Efeitos Globais)
▪ Relatório de desempenho global;
▪ Demonstrativo de lucros e perdas;
▪ Retorno de investimento.
Controle Tático (Área funcional)
▪ Controle orçamentário;
▪ Contabilidade de custos;
Controle Operacional (Tarefa/Operação)
▪ Controle de estoque;
▪ Controle de qualidade;
▪ Rotatividade de pessoal;
▪ Satisfação do cliente.
ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:
A) CERTA. Pois esse controle trata dos efeitos globais na organização.
B) ERRADA. Controle de estoque, em geral, é um controle operacional.
C) ERRADA. Controles orçamentários são controles táticos
D) ERRADA. Pelo mesmo motivo do item "b".
E) ERRADA. Controle de qualidade é um controle operacional.
FONTES:
CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
MOREIRA, E. A. L “Administração Geral e Pública para Concursos”. 4ª ed. Juspodivm. 2019
GABARITO: LETRA A
-
Controles estratégicos: são controles de forma macro, ou seja, um todo da organização se analisarmos bem balanços e relatórios financeiros referem-se exatamente ao todo da organização
Controles táticos: esses controles refere-se a exatamente o custo de certos procedimentos na empresa, contabilidade de custos e controle orçamentários por exemplo, definem o custo de se manter um veículo de uma empresa
Controles operacionais: esses mantêm a relação de processos da empresa, disciplina , inventários de estoques são um dos maiores exemplos
Alternativa A, serei aprovado.
FORÇA GUERREIROS !!!