-
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.
A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização
Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.
-
Pressupostos básicos = crenças inconscientes, é aquilo que a organização acredita SER VERDADEIRO, é o seu jeito de ser, o seu comportamento.
-
Cultura organizacional: envolve o conjunto de valores, crenças, supertições, hábitos, costumes e os padrões de comportamento compartilhados pelos membros de uma organização. Ela pode ser dar em três níveis:
1° ARTEFATOS: nível mais superficial e perceptívél da cultura. Engloba produtos, serviços, vestuário, símbolos...
2° VALORES COMPARTILHADOS: são valores relevantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.
3° PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS: é o nível mais íntimo. São as crenças, sentimentos, pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem faladas. EX: nós brasileiros que gostamos de nos abraçarmos em público.
-
GABARITO a) Crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos.
-
Toda cultura se apresenta em 3 níveis diferentes:
1º nível - ARTEFATOS: nível mais superficial, visível e perceptível. São todas as coisas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura organizacional.
2º nível - VALORES COMPARTILHADOS: são os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Em muitas culturas organizacionais, os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.
3º nível - PRESSUPOSIÇOES BÁSICAS: nível + íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São todas as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nos quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas, adotadas na organização, muitas vezes, atraves das PRESSUPOSIÇÕES não escritas e nem sequer faladas.
-
a) Crenças inconscientes, Percepções, Pensamentos e sentimentos (gabarito). São as Pressuposições básicas - camada mais Profunda da cultura.
b) Características criadas originalmente pelos fundadores da organização. (Errado). São Valores Compartilhados - segundo nível da cultura.
c) Símbolos, histórias, heróis, lemas e cerimônias anuais de uma organização. (Errado). São Artefatos. camada mais superficial da cultura.
d) Coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não lhe é familiar. (Errado).São Artefatos - camada mais superficial da cultura.
e) Razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem, funcionando como justificativas aceitas por todos os membros da organização. (Errado). São Valores Compartilhados - segundo nível da cultura.
A questão Q349399 (link abaixo) ajuda bastante.
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/20e96523-36e
-
Pressuposições básicas: É o nível mais profundo da cultura de uma organização. São as crenças inconscientes, as percepções e os sentimentos que predominam no ambiente, dificilmente identificados nas interações. São altamente influenciadoras na forma de pensar e agir dos membros de uma cultura. As pressuposições não são escritas e, muitas vezes, nem faladas, porém, prescrevem a forma de realizar as atividades da organização. São as verdades inquestionáveis. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
Pressuposições básicas: “Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não-escritas e nem sequer faladas”.
Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime
-
A
-
Para decorar os 3 níveis da cultura organizacional, eu penso que alguém sofreu um AVC na PB (Paraíba).
Artefatos: nível mais superficial.
Valores Compartilhados: intermediário.
Pressuposições Básicas: nível mais profundo.