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ID
2280643
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Silva (2010) apresenta as teorias do currículo em três categorias: tradicionais, críticas e pós-críticas. Sobre essas teorias, analise as seguintes sentenças:

I) As teorias tradicionais pretendem ser “teorias” neutras, científicas, desinteressadas. Assim, ao aceitar o status quo, os conhecimentos e os saberes dominantes, acabam por se concentrar em questões técnicas, “o que?” e o “como?”, ou seja, nas questões de organização e elaboração do currículo.

II) As teorias críticas, ao enfatizarem o conceito de discurso em vez do conceito de ideologia, efetuaram um importante deslocamento na nossa maneira de conceber o currículo.

III) As teorias críticas e as teorias pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está implicada nas relações de poder. Sua questão central é: “por quê?”. Por que esse conhecimento e não outro? Estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.

IV) As teorias pós-críticas, ao deslocarem a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder, nos permitiram ver a educação de uma nova perspectiva.

V) As teorias críticas sobre o currículo colocam em questão os pressupostos dos presentes arranjos sociais e educacionais; são teorias de desconfiança, questionamento e transformação radical, na tentativa de desenvolver conceitos que permitam compreender o que o currículo faz.

Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Teoria Tradicional: o que ensinar? currículo fechado

    Teoria Crítica:  Porque ensinar? busca transformação radical através de questionamentos e deconfiança ( relações sociais)

    Teória Pós- Crítica: Para que ensina? dar voz aos excluídos ( diferença, identidade, cultura, multiculturalismo, gênero, raça, etnia e sexualidade)

  • os erros das alternativas II e IV estão na palavra "ideologia". Ideologia condiz com a Teoria Crítica e não com a Pós-Crítica.

    TRADICIONAL : Aprendizagem, Avaliação, Eficiência, Organização

    CRÍTICA: Ideologia, Poder, Classe Social, Capitalismo, Emancipação e Libertação, Currículo Oculto.

    PÓS - CRÍTICA: Identidade, Saber, Cultura, Gênero, Multiculturalismo, Poder.

  • Teorias do currículo:

     

    Tradicionais , Críticas e Pós Críticas.

     

    Tradicionais:  São teorias de aceitação, ajuste e adaptação. Preocupa-se com o ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência , objetivos. O QUÊ ENSINAR? 

     

    Críticas: São teorias de desconfiança, de questionamento. Importante é compreender o que o currículo faz. Sua pergunta chave é:Por quê esse conteúdo e não outro?

    Preocupa-se com a ideologia, reprodução cultural e social, capitalismo, classe social, emancipação, currículo oculto, resistência.

     

    Pós críticas:  Para quem ensinar ? preocupa-se com a identidade, alteridade, diferença, subjetividade, saber-poder, representação, cultura, gênero, raça,etnia, sexualidade, multiculturalismo

  • I, III, V

  • II) As teorias críticas, ao enfatizarem o conceito de discurso em vez do conceito de ideologia, efetuaram um importante deslocamento na nossa maneira de conceber o currículo.

    Mais para pós-críticas.

    IV) As teorias pós-críticas, ao deslocarem a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder, nos permitiram ver a educação de uma nova perspectiva.

    Mais para críticas.