SóProvas


ID
2280694
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para a pedagogia crítico-social dos conteúdos, a escola tem o papel primordial de difundir conteúdos vivos, concretos, indissociáveis das realidades sociais. Após analise das afirmativas abaixo, sob o critério de (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, assinale a alternativa que contém a sequência correta das afirmativas relacionadas à pedagogia crítico-social dos conteúdos.

( ) Cabe ao processo definir o que professores e alunos devem fazer e, assim também, quando e como o farão.

( ) Ao professor, cabe garantir a ligação dos conhecimentos universais com a experiência concreta dos alunos e ajudá-los a ultrapassar os limites de sua experiência cotidiana.

( ) A relação pedagógica entre professor e aluno é baseada nas trocas.

( ) Os métodos de ensino devem ser aqueles que estejam subordinados à questão do acesso aos conhecimentos sistematizados.

( ) A pedagogia crítico-social dos conteúdos pressupõe uma padronização do ensino a partir de esquemas de planejamento previamente formulados aos quais devem se ajustar as diferentes modalidades de disciplina e práticas pedagógicas. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê da 4 ser verdadeira, alguém poderia explicar, por favor.

  • Sobre a 4 ser verdadeira:

    Esta tendência pedagógica defende o acesso dos alunos ao saber sistematizado, o qual, segundo Demerval Saviani, não se trata de qualquer tipo de saber. Diz respeito ao conhecimento elaborado e não ao conhecimento espontâneo; à cultura erudita e não à cultura popular. Para transmitir ao estudante, faz-se necessária a utilização, por parte do professor, de métodos adequados, que buscam favorecer a coerência entre a teoria e a prática, ou seja, a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos. Saviani diz que o aluno necessita ter acesso aos conteúdos historicamente produzidos e sistematizados pelo homem, entretanto, tais conteúdos não devem ser inertes, como na na tendência tradicional, mas devem atender aos interesses da maioria, aos explorados pelas classes dominantes.

     

    Trecho extraído de outra questão de concurso. Banca: Instituto Excelência: Esta tendência prioriza, na sua concepção pedagógica, o domínio dos conteúdos científicos, a prática de métodos de estudo, a construção de habilidades e raciocínio científico, como modo de formar a consciência crítica para fazer frente à realidade social injusta e desigual. Busca instrumentalizar os sujeitos históricos, aptos a transformar a sociedade e a si próprio. Sua metodologia defende que o ponto de partida no processo formativo do aluno seja a reflexão da prática social, ponto de partida e de chegada, porém, embasada teoricamente.

     

  • Também não entendi
  • Também não entendi essa 4. Veradeira ? pq?

  • Questão de nível difícil. 

  • LETRA C, PESSOAL!

  • CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS:

     

        Ao professor, cabe garantir a ligação dos conhecimentos universais com a experiência concreta dos alunos e ajudá-los a ultrapassar os limites de sua experiência cotidiana.

        A relação pedagógica entre professor e aluno é baseada nas trocas.

        Os métodos de ensino devem ser aqueles que estejam subordinados à questão do acesso aos conhecimentos sistematizados.

  • Os métodos de ensino devem ser aqueles que estejam subordinados à questão do acesso aos conhecimentos sistematizados.

    Não entendi isso. alguém poderia explicar por que isso é certo? obrigada

  • Gab: C

  • Eu também não entendi a 4, achei mal formulado. Ñ consegui entender o que quer dizer "aqueles que estejam subordinados à questão do acesso aos conhecimentos sistematizados."

  • ANÁLISE CRÍTICA DA QUESTÃO:

    A) ERRADA: Cabe ao processo definir o que professores e alunos devem fazer e, assim também, quando e como o farão.

    e)ERRADA! A pedagogia crítico-social dos conteúdos pressupõe uma padronização do ensino a partir de esquemas de planejamento previamente formulados aos quais devem se ajustar as diferentes modalidades de disciplina e práticas pedagógicas. 

    NÃO EXISTE ORDEM PARA ENSIAR NA PEGADOGIA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS. OS CONTEÚDOS NÃO SÃO SISTEMATIZADOS. TODOS OS DIAS SÃO AULAS DIFERENTES, COM ALUNOS DIFERENTES. SE VOCÊ LER COM CALMA, VERÁ QUE AS QUESTÕES ERRADAS ABORDAM O MESMO RACIOCÍNIO, PORÉM COLOCADAS DE FORMAS DIFERENTES.