SóProvas


ID
2281372
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Não está expressamente previsto no artigo 37, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil, na Administração Pública, o princípio da

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

     

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL - Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

  • Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

     

    Obs: não decorem apenas a sigla, decores os príncipios. O mnemonico serve para forçar o conteúdo  a sair da memoria.

  • GABARITO:   B

    ------------------------------------------------------------------------------------

     

    COMPLEMENTANDO SOBRE O PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE

     

    1) O princípio da proporcionalidade exige do administrador uma conduta equilibrada, balanceada, sem excessos, proporcional ao fim a que se destina;
    2) O princípio da proporcionalidade é uma das facetas do princípio da razoabilidade;

    3) Elementos do princípio da proporcionalidade:
    A) adequação;
    B) exigibilidade;
    C) proporcionalidade em sentido estrito;


    4) Permite o controle de legalidade das leis e atos administrativos, constituindo-se em limitação ao poder discricionário da administração.

  • Princípio da Proporcionalidade

     Visa evitar a prática de excessos pela administração pública, quando da execução e aplicabilidade de seus atos junto à coletividade por ela administrada (aplica-se ao exercício do poder)

    limpe

  • O princípio da Proporcionalidade é um princípio implicito, enquanto o LIMPE(Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência) são princípios expressos.

  • Legalidade, impessoalidade, publicidade, eficiência e moralidade (art 37, cf)

    Proporcionalidade X-NÃO

  • LIMPE

     

    LEGALIDADE

    IMPESSOALIDADE

    MORALIDADE

    PUBLICIDADE

    EFICIÊNCIA

     

    GABA B

     

  • LIMPE- Art.37 C.F

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

     

  • ótima questão para colocar a prova quem não sabe o conteúdo da matéria mas apenas decora os macetes, como o LIMPE. Imagino o candidato olhando as iniciais das alternativas e, ao constatar que todas correspondiam ao LIMPE, logo pensou "vai ser anulada, todas alternativas estão certas"

     

  • Os princípios administrativos expressos estão disposto no "caput" do art. 37 da Constituição Federal de 1988, aplicando-se à Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Das alternativas, apenas a letra b está incorreta, pois o princípio da proporcionalidade, embora seja um dos princípios que regem o Direito Administrativo, não está expresso na Constituição Federal.

    Gabarito do professor: letra B.
  • me deu uma branco,

    mas acertei.

    QUE SUSTO!EM UMA HORA DESSA ERRADO O LIMPE..