Gabarito: Alternativa D
Foco nas TAREFAS?
A) teoria clássica (Henri Fayol). Errado. --> Se por um lado, a administração científica tinha o seu foco voltado nas tarefas, por outro, a teoria clássica, de Henri Fayol, era voltada para a estrutura organizacional das empresas. Ambas as teorias se desenvolveram no mesmo período e possuíam o mesmo objetivo: busca da eficiência na produção; Taylor nos Estados Unidos, Fayol na França.
B) organização burocrática (Max Weber). Errado. --> A teoria da burocracia surge na década de 40 para suprir a necessidade de uma administração mais coerente, haja visto que a teoria clássica, a teoria das relações humanas e os seus desdobramentos não cumpriam mais o seu inteiro papel e ansiavam por uma evolução, além de em muitas partes serem contraditórias. Nesta época, fazia-se necessário um estudo da organização como um todo, visando um combate mais efetivo dos desperdícios, uma eficiência maior e, no caso do Estado, combater a corrupção e alinhá-lo a uma administração mais adequada.
C) teoria estruturalista (A. Etzioni e Richard Hall) Errado. --> O estruturalismo acrescentou bastante com a percepção de que, por as organizações serem uma unidade social e complexa, os seus integrantes poderiam compartilhar alguns objetivos organizacionais, mas também poderiam discordar e ser contrários a outros, como, por exemplo, a forma de como a empresa desenha o plano de carreira dos funcionários.
E) teoria neoclássica (Peter Drucker e Harold Koontz) Errado. --> A Administração por Objetivos visa uma aplicação efetiva do processo de "planejar, organizar, executar (dirigir) e controlar", que nada mais é do que o procedimento administrativo. O autor desta concepção, Peter Drucker, é um dos conhecidos por fazer parte da teoria neoclássica, que não é uma teoria ao pé da letra, mas sim um movimento heterogêneo que em suma estuda os aspectos práticos da Administração.
A ideologia que carrega a Administração por Objetivos é a definição de objetivos e o controle de resultados em cada área chave da empresa. Um ponto que merece grande destaque é que este planejamento de objetivos é feito de forma participativa entre as chefias e os subordinados, e não simplesmente ordenado pelo alto escalão da organização. Enquanto nos planejamentos tradicionais os objetivos e metas caminham de “cima para baixo”, no modelo proposto por Drucker o caminho seria uma via de mão dupla, ou seja, “de baixo para cima” e “de cima para baixo”. Desta forma, os resultados formam uma hierarquia de objetivos que se ligam de um nível ao outro.
GABARITO ALTERNATIVA D - administração científica (Frederick Taylor e Franck Gilbreth). - CORRETO. --> "... Taylor percebeu que a produção das indústrias poderia ser feita de forma muito mais produtiva, com isso manteve o foco nas tarefas dos funcionários e procurou formas de melhorar a eficiência e produtividade das empresas..."
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Labrador, 2016.
Gabarito Letra D
As primeiras teorias da administração nasceram na Era Industrial Clássica. Uma teoria é um conjunto coerente de ideias capazes de explicar as relações entre determinados fatos observáveis. Cada teoria administrativa aborda, com muita ênfase, alguns aspectos da administração, deixando de lado outros que não fazem parte de sua preocupação. A abordagem que dava ênfase às tarefas é a da
a) teoria clássica (Henri Fayol).ERRADA Ênfase principal Na estrutura
b) organização burocrática (Max Weber).ERRADA Ênfase principal Na estrutura
c) teoria estruturalista (A. Etzioni e Richard Hall)ERRADA Ênfase principal Na estrutura e no ambiente
d) administração científica (Frederick Taylor e Franck Gilbreth). CERTA
e) teoria neoclássica (Peter Drucker e Harold Koontz) ERRADA. Ênfase principal Nas tarefas, pessoas e estrutura (ecleticismo)