SóProvas


ID
2282230
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Também conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, que procura, a partir dos efeitos (sintomas dos problemas), identificar todas as possibilidades de causas que estão provocando esses efeitos. A utilidade do diagrama é identificar as causas que geram os efeitos, isto é, as causas das causas. A metodologia do diagrama se baseia em quatro categorias de problemas situados na parte operacional de produção, os chamado 4M: método, mão de obra, material e máquina. Trata-se da técnica de solução de problemas chamada de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa B

     

    Quem foi Ishikawa?

     

    Foi um dos principais divulgadores dos Círculos de Controles de Qualidade (CCQs) e das ferramentas da qualidade, de maneira mais específica. Entre as diversas ferramentas da qualidade, uma levou o seu nome, o diagrama de causa causa-efeito, também conhecido como espinha de peixe, é rotineiramente chamado de Diagrama de Ishikawa.

     

    O diagrama de causa-efeito serve para auxiliar o gestor na organização das possíveis causas de determinado efeito. Por exemplo, imaginem que estamos estudando o efeito “reprovar na prova de física”, quais causas poderiam gerar isso? Procedimentos errados de estudo? Falta de material adequado? Quantidade de horas de estudos insuficientes? Com o diagrama, podemos demonstrar esses anseios de maneira gráfica e até criar uma hierarquia das causas.

     

    O diagrama de Ishikawa foca sempre nas possíveis causas que geram determinado efeito (problema, consequência. O diagrama normalmente é apresentando da seguinte maneira: na esquerda costumam ficar as causas, e na direita o efeito (como se fosse a cabeça).

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

  • Complementando:

     

    a) Método cartesiano - Método criado por René Descartes. Na filosofia, celebrizou-se pelo livro O Discurso do Método, no qual descreve seu método filosófico, denominado cartesiano, cujos princípios são: 1) Princípio da dúvida sistemática ou da evidência; 2) Princípio da análise ou de decomposição; 3) Princípio da síntese ou da composição; 4) Princípio da enumeração ou da verificação. O método cartesiano teve decisiva influência na administração, principalmente nas abordagens normativas e prescritivas, como a Administração Científica, a Teoria Clássica e a Neoclássica. Muitos de seus princípios foram baseados na metodologia cartesiana com a predominância da análise e divisão do trabalho. 

     

    Introdução a Teoria Geral da Administração..Idalberto Chiavenato.2014. p.38

     

    d) Princípio de Pareto -  Vilfredo Pareto, um economista italiano, definiu o princípio de que os valores majoritários (80% do seu valor) de um determinado grupo são decorrentes de uma parcela relativamente pequena de alguns de seus componentes (20% do seu número). Na prática, o seu princípio recebeu o nome de regra de 80 por 20. Para ele, 80% do volume de problemas é constituído por apenas 20% de eventos causadores

     

    e) Brainstorming ou técnica da tempestade cerebral, traz à lembrança chuvas e trovoadas (idéias e.sugestões) seguidas de bonança e tranqüilidade (solução). É uma técnica utilizada para gerar idéias criativas que possam resolver problemas da organização. É feita em sessões que duram de 10 a 15 minutos e envolve um número de participantes - não maior que 15 - que se reúnem ao redor de uma mesa para dizer palavras que vêem ã mente quando se emite uma palavra-base. Isso permite gerar tantas idéias quanto possível. Os participantes são estimulados a produzir, sem qualquer crítica ou censura, o maior número de idéias sobre determinado assunto ou problema. 

     

     

    Administração geral e pública.Idalberto Chiavenato.2008

     

  • Eu vi esse assunto na faculdade em Tomada de decisão. Eu não lembrei na prova lá, mas nas provas de concurso eu acertei. Depois desse mini-desabafo, continue estudando hahah.

     

    Quando falou em CAUSAS e EFEITOS ou 4 M: diagrama espinha de peixe (Gráfico de Ishikawa.  )

    GABARITO ''B''

  • GABARITO: LETRA B.

    Diagrama de Ishikawa.