SóProvas


ID
2282233
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É uma técnica de mudança organizacional, drástica e dramática, que procura substituir a focalização nas funções – a velha estrutura funcional e hierárquica – pela focalização nos processos. O seu segredo está em acentuar os processos organizacionais mais importantes, que integram blocos de trabalho que a organização precisa realizar para atender ao cliente. Trata-se da(o)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito; Alternativa D

     

    A) Empowerment: Significa dar mais poderes para os níveis mais baixos. Delegar mais, "empoderar mais" quem antes não tinha muita autonomia.

     

    B) Downsizing: “É a prática de diminuir o tamanho das organizações, por meio da redução do número de níveis hierárquicos e da quantidade de funcionários”[i], conforme Maximiano. A busca desse enxugamento estrutural é motivada pela diminuição de custos e pela busca da eficiência.

     

    Chiavenato explica que com a prática do downsizing, níveis intermediários são eliminados e níveis operacionais são aproximados dos níveis institucionais (topo), simplificando e compactando assim a organização.

     

    [i] MAXIMIANO. Teoria Geral da Administração, edição compacta. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012, p. 93.

     

    C) Outsourcing: Outsourcing e Global Sourcing são as formas como são chamadas as terceirizações nacionais e internacionais, respectivamente. Na outsorcing, o suprimento (produtos ou serviços - matéria prima ou mão de obra), são obtidos de uma empresa terceira, mas localizada no mesmo país da organização contratante. Já global sourcing, conforme explica Henrique Corrêa "ocorre quando o suprimento é obtido de uma empresa terceira, localizada fora do país do cliente". As terceirizações, em ambos os casos, ocorrem quando a organização prefere transferir as atividades não essenciais para terceiros, acreditando que eles possam fazer melhor e mais barato.

     

    E) Terceirização: Normalmente acontece quando a empresa foca nas "core competences", ou seja, competências centrais, e contrata outras empresas para fazer as atividades-meio, como limpeza e segurança.

     

    ////

     

    ALTERNATIVA D - GABARITO - Reengenharia: “(…) um redesenho de processos, que envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização, objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”. – Stair e Reynolds (2002, p.39)

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

     

    e ainda


    http://www.sobreadministracao.com/reengenharia-o-que-e-e-como-funciona/

     

  • A Reengenharia é uma técnica de mudança organizacional, que procura substituir a focalização nas funções (a velha estrutura funcional e hierárquica), pela focalização nos processos. O segredo da reengenharia está em acentuar os processos organizacionais mais importantes e que integram blocos de trabalho que a organização precisa realizar para atender ao cliente.

    Fonte: Chiavenato. Administração em novos tempos.

  • Reengenharia

    Representa uma mudança radical nas estruturas, procedimentos e culturas de uma organização.  Ao contrário da Melhoria Contínua e da Qualidade Total, a reengenharia buscar criar processos novos de forma imediata. Por ser drástica, ignora todos os procedimentos e estruturas que prevaleciam até então e repensa as questões fundamentais e essenciais da organização.

    Fonte: Igor Vidal Araújo, Administração Pública para concursos, Vestcon, pg.264.

  • Li até drástica