-
Bem contraditório esse gabarito. Ao meswmo tempo que diz que "planejamento não se refere a decisões futuras", diz tambem que "planejamento identifica antecipadamente o que fazer."
Agora eu pergunto, identificar ANTECIPADAMENTE o que fazer não se assemelha a uma decisão futura?
Por favor me corrijam se eu estiver errado.
-
Cara, o III) diz: quem deve fazer ? Isso é função da organização...
Enquanto a I) Julgou ser o planejamento algo exclusivo do presente, e ignorou a característica de prever...
-
Esse gabarito ta errado "planejamento não se refere a decisões futuras", Toda questão que fala em planejamento ja se vem a ideia de futuro.
-
GAB. E
Questão foi copiado do livro do Lacombe (Teoria Geral da Administração).
''O planejamento não se refere a decisões futuras. Ele é executado no presente: seus resultados é que se projetam no futuro. Todo plano requer um prazo para sua implantação. Se não planejarmos no presente, não teremos condições de implantarmos o que desejamos no futuro. Não existem decisões futuras, decisões são sempre tomadas no presente. Seja em relação a pesquisas, ou à construção de novos prédios, ou ao projeto de um novo produto, ou uma nova forma de comercialização, qualquer decisão administrativa importante leva anos para se tornar realidade. E deve ser produtiva du- rante anos para obter retorno sobre o investimento em pessoas e em bens materiais.'' (nesse trecho Lacombe citou Drucker)
(...)
Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. É a determinação consciente de cursos de ação e engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível. Planejar é, portanto, decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer. O planejamento deve identificar antecipadamente: (a) os custos e os benefícios do que vai ser feito; (b) os recursos necessários para se fazer o que se deseja.''
OBS: a assertiva coloca alguns trechos do livro do Lacombe de forma não contextualizada e isso causa estranheza ao colegas que comentaram acima. Conclusão: que a banca foi infeliz ao elaborar essa questão.
-
Pronto, mais um Téorico IMBECIL para a lista ja´grande de teóricos IMBECIS. As bancas agradecem.
-
Cara, como eu amo o André Pereira!
-
Questao idiota, ou melhor, quem à formulou.
-
Cara... tudo bem que um teórico disse e talz... mas aí vc pega uma idéia que o teórico citou para impactar, por pura retórica em um texto encadeado e a transforma em um mandamento, uma frase referência. Acho que o cara que declamou isso deve ficar bem macho vendo este tipo de questão... só acho
-
Forçou a barra o examinador.
-
Devemos filtrar as questões que estudamos, como essa aí, por exemplo.
Examinador zé roéla
-
foi um Ctrl C Ctrl V do livro Administração fácil.
https://books.google.com.br/books?id=EStrDwAAQBAJ&lpg=PT71&ots=-YdKmLPgO_&dq=O%20planejamento%20n%C3%A3o%20se%20refere%20a%20decis%C3%B5es%20futuras.%20Ele%20%C3%A9%20executado%20no%20presente%3A%20s%C3%A3o%20seus%20resultados%20que%20se%20projetam%20no%20futuro.&hl=pt-BR&pg=PT71#v=onepage&q=O%20planejamento%20n%C3%A3o%20se%20refere%20a%20decis%C3%B5es%20futuras.%20Ele%20%C3%A9%20executado%20no%20presente:%20s%C3%A3o%20seus%20resultados%20que%20se%20projetam%20no%20futuro.&f=false
-
Meu Deus, esse examinador elaborou essa questão em Nárnia, só pode!
Aliás, se o planejamento não se refere a decisões futuras, ele serve para identificar ANTECIPADAMENTE o que fazer em relação ao q??? (decisões futuras, óbvio).
Às vezes o indivíduo o está louco nas drogas.