SóProvas


ID
2283364
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere à função social da escola, Demerval Saviani (2001) afirma que existem duas grandes divisões nas teorias educacionais. Para uma delas, a “Visão da educação como instrumento de equalização social, portanto, de superação da marginalidade, na qual a sociedade é concebida como essencialmente harmônica, tendendo à integração de seus membros”. Esta visão pertence à teoria

Alternativas
Comentários
  • As críticas à pedagogia tradicional (Pedagogia Nova) formuladas a partir do final do século passado foram, aos poucos, dando origem a uma outra teoria da educação. Esta teoria mantinha a crença no poder da escola e em sua função de equalização social. Ambas fazem parte das teorias não-criticas conforme as ideias de Dermeval Saviani.

  • No que diz respeito à questão da marginalidade, o autor, classifica as teorias em dois grupos:

    1 - TEORIAS NÃO CRÍTICAS (pedagogia tradicional, pedagogia nova, pedagogia tecnicista )

    O primeiro no que tange as teorias que entendem a educação como um instrumento de equalização social no qual a sociedade é concebida como essencialmente harmoniosa e a educação se constitui como força homogeneizadora que concebe a marginalidade como algo acidental.

    2 -TEORIAS CRÍTICAS OU CRÍTICA-REPRODUTIVISTA (teoria da escola enquanto aparelho ideológico de Estado (AIE), teoria da escola dualista) - Já a segunda teoria entende que a educação é um instrumento de discriminação social, logo, um fator de marginalização, pois, a sociedade é analisada considerando-se a divisão entre grupos ou classes antagônicas que se relacionam, sendo a educação inteiramente dependente da estrutura social geradora de marginalidade.

    Fonte: https://cmcmceducacao.blogs.sapo.pt/16-pensamento-de-saviani-4263