Gabarito A.
O que é VMI e como ele pode ajudar a gerenciar estoques no varejo
04/01/2017
Não dar aos estoques a devida atenção pode acabar custando um preço alto ao empresário varejista. Isso porque, sem receberem o gerenciamento adequado, fica muito difícil superar desafiostípicos do segmento como evitar rupturas – o que faz a loja perder vendas e até clientes –, e prevenir excessos – afinal, mercadorias paradas, na grande maioria das vezes, significam que o estabelecimento terá que fazer promoções, prejudicando sua margem.
A verdade é que a própria gestão de estoques já é, por si, um grande desafio. Hoje existe uma imensa variedade de marcas e modelos de produtos no mercado, cada qual com suas características e particularidades de armazenamento, tornando essa gestão de variáveis bastante complexa na cadeia de suprimentos.
No entanto, é possível simplificar o processo contando com ferramentas desenvolvidas com esse propósito, como o Vendor Managed Inventory (VMI) ou estoque gerenciado pelo fornecedor. A solução tem como objetivo trazer o equilíbrio entre armazenagem e consumo de produtos.
Em linhas gerais, com o VMI o fornecedor tem acesso a dados relativos à movimentação do estoque do estabelecimento e assume, ele próprio, o compromisso sobre os reabastecimentos. A partir da análise e do acompanhamento desses indicadores, fornecedor e varejista estipulam juntos o nível de estoque mais indicado. Essas previsões são feitas com base em algumas referências da cadeia de suprimentos, como histórico de vendas, vendas atuais, tendências e até sazonalidade.
Matéria e fonte: https://blog.neogrid.com/o-que-e-vmi-e-como-ele-pode-ajudar-a-gerenciar-estoques-no-varejo/