-
Comentários
Inicialmente, vamos diferenciar postulados, princípios e convenções.
Postulados: São chamados os “pilares da contabilidade” por serem a base da doutrina contábil. São eles a Entidade e a Continuidade em sentido amplo.
Princípios: Padronização das técnicas contábeis com o objetivo de normatizar relatórios e controle da entidade. São descritos no CFC 750/93. São eles: Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo Valor Original, Atualização Monetária, Competência e Prudência.
Convenções: Normatiza padrões de conduta ao escriturar fatos contábeis. São eles: Objetividade, Conservadorismo, Materialidade e Evidenciação.
Observe que no Brasil a Entidade e Continuidade são tratados como princípios por força do CFC 750/93. Não há normativo sobre postulados ou convenções nas Normas Brasileiras de Contabilidade. Por isso a afirmativa é falsa (seria verdadeira pela doutrina contábil, mas não para o CFC).
Resposta: afirmativa errada
http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_ordem=recentes&page_id=2276
-
Fazendo um pequeno adendo nos comentários de coelhinha.
A Res CFC 750/93 foi atualizada em 2010 pela Resolução CFC 1282 /2010. Após esta atualização existem, agora, apenas 6 princípios:
I) o da ENTIDADE;
II) o da CONTINUIDADE;
III) o da OPORTUNIDADE;
IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL;
V) o da COMPETÊNCIA; e
VI) o da PRUDÊNCIA
o princípio da atualização monetária não existe mais, esse passa a ser um ítem do princípio do registro pelo valor original.
-
NÃO TINHA ENTENDIDO,MAS FICAREI COM O COMENTÁRIO DA COLEGA ABAIXO,MAS VEJAM ESSA QUESTÃO!
..... Efetuada a viagem e as compras, sobraram R$ 1.500,00, que foram utilizados para efetuar pequenos reparos no apartamento localizado no piso superior do imóvel da loja.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
06- Pelo postulado da entidade contábil, os R$ 1.500,00 utilizados na reforma do apartamento devem ser registrados como retirada do sócio ou como empréstimo, não sendo admissível seu registro como custo da empresa.
( CERTA)
-
Danilo, sua questão está correta porque ela não faz referência ao CFC, conforme comentado por nossa colega. Se ela dissesse, conforme entendimento do CFC... etária errada.
-
De acordo com a legislação vigente, não existe hierarquia entre os princípios. A questão traz os princípios como se estes estivesses acima dos demais e isso não é verdade.
-
Resolução
O item 1.3 da Resolução no 774/94, revogada pela Resolução 1.282/10, dizia que
“(...) Nos princípios científicos jamais pode haver hierarquização formal, dado que eles são os elementos predominantes na constituição de um corpo orgânico, proposições que se colocam no início de uma dedução, e são deduzidos de outras dentro do sistema. Nas ciências sociais, os princípios se colocam como axiomas, premissas universais e verdadeiras, assim admitidas sem necessidade de demonstração, ultrapassando, pois, a condição de simples conceitos.”
Então é errado dizer que os conceitos de entidade contábil e de continuidade, são mais do que princípios, dado que não há hierarquia de princípios de contabilidade na visão do CFC.
GABARITO: Errado
Fonte: Prof. Moraes Junior
Para mim, a questão continua correta, por uma mera questão de interpretação de texto... mas não discordo do comentário do professor.
-
Merece destaque uma análise do livro Teoria da Contabilidade, de Jorge Katsumi e Cesar Augusto Tibúrcio.
Segundo os autores, existem duas estruturas conceituais que embasam a análise dos princípios de contabilidade.
A primeira é denominada ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA, que surgiu a partir de um trabalho do Professor Sérgio Iudícibus, da Fipecafi. Segundo Iudícibus, a estrutura é HIERARQUIZADA, e deve ser dividida da seguinte forma:
POSTULADOS
(Entidade e Continuidade)
PRINCÍPIOS
(Custo como base de valor, Realização de receita e confrontação com despesa e Denominador Comum Monetário)
CONVENÇÕES
(Objetividade, Materialidade, Consistência e Conservadorismo)
Em contraponto, existe a ESTRUTURA CONCEITUAL DO SISTEMA CFC/CRC, que adota a resolução 750.
De acordo com essa teoria, “NÃO HÁ HIERARQUIZAÇÃO OU CLASSIFICAÇÃO EM NÍVEL DE POSTULADOS, PRINCÍPIOS OU CONVENÇÕES”.
O objetivo da questão, portanto, foi confundir a teoria adotada pela Fipecafi com o que reza o CFC.
-
Para o CFC não há hierarquia entre os princípios da contabilidade, ao contrario do que afirma a questão que os principios da- entidade contábil e de continuidade, mais do que princípios, são postulados, axiomas com base nos quais se constrói a teoria contábil - implicitamente colocando esses principios acima dos demais.
-
Não existe hierarquia entre os Princípios de Contabilidade - PRECOC.
P - Prudência;
R - Registro pelo Valor Original;
E - Enidade;
C - Continuidade;
O - Oportunidade;
C - Competência.
-
GABARITO: ERRADO
O item está incorreto. O CFC, através da Resolução de n. 750/93, apenas põe a entidade e a continuidade como princípios, NÃO os elevando à categoria de postulados ou axiomas
Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa - Estratégia Concursos
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*postulados ou axiomas-> Princípio ou fato não demonstrado que se admite como verdadeiro...( https://www.dicio.com.br/postulados/)